Coreia do Sul busca apoio da China para negociações com o Norte

Presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung e líder chinês, Xi Jinping, apertando as mãos • KOREA POOL

Lee Jae-myung se reuniu com Xi Jinping em Gyeongju

O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, pediu ajuda a Xi Jinping para reiniciar negociações com a Coreia do Norte durante encontro em Gyeongju.

Neste sábado (1°), o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, solicitou a ajuda do líder da China, Xi Jinping, para retomar as negociações com a Coreia do Norte. O encontro aconteceu na cidade sul-coreana de Gyeongju, onde Xi expressou disposição para ampliar a cooperação e enfrentar desafios conjuntos.

Importância histórica do encontro

Esta cúpula marca a primeira visita de um presidente chinês à Coreia do Sul em 11 anos. Antes do encontro, Xi enfatizou a relevância das relações com Seul, considerando o país um parceiro de cooperação inseparável. A reunião ocorreu após um fórum de líderes da Ásia-Pacífico, onde ambos os líderes tiveram a oportunidade de se conhecer melhor.

Desafios e compromissos

Lee Jae-myung, eleito em uma eleição antecipada em junho, manifestou seu compromisso em fortalecer os laços com os Estados Unidos sem antagonizar a China. Além disso, ele busca reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Essa abordagem diplomática pode ser vital na busca por um ambiente mais estável na região.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: