Corpo de refém israelense é encontrado em Gaza

Corpo recuperado em Khan Younis, em Gaza, durante busca por reféns

Recuperação ocorre durante busca por desaparecidos após ataques do Hamas

Um corpo foi recuperado em Gaza durante busca por reféns desaparecidos após ataques do Hamas ao sul de Israel.

Nesta terça-feira (28), um corpo foi recuperado na região de Khan Younis, em Gaza, durante a busca por reféns desaparecidos no ataque do Hamas ao sul de Israel em outubro de 2023. Um vídeo da agência de notícias Reuters mostrou integrantes mascarados do Hamas se dirigindo a um túnel. Mais tarde, a equipe foi vista carregando o corpo em uma maca até uma ambulância, enquanto uma multidão aplaudia no local da escavação.

Adiamento na entrega dos corpos

As Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, anunciaram que adiarão a entrega planejada do corpo de um refém desaparecido, citando violações do cessar-fogo em Gaza por Israel. O grupo também informou pelo aplicativo Telegram que qualquer escalada de ataques em Gaza dificultaria as operações de busca e recuperação, além de atrasar o retorno dos corpos dos soldados israelenses.

Tensão entre Israel e Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, relatou que ordenou aos militares a realização de “ataques violentos” em Gaza, após acusar o Hamas de violar o acordo de cessar-fogo. Uma declaração do gabinete de Netanyahu não especificou os motivos dos ataques, mas um oficial militar israelense alegou que o Hamas descumpriu o cessar-fogo ao atacar forças israelenses em uma área sob controle de Israel. Netanyahu também afirmou que testes mostraram que os restos mortais entregues anteriormente pertenciam a um refém recuperado no início da guerra, e não a um dos 13 ainda desaparecidos.

Conflito em escalada

O Hamas, por outro lado, declarou que está cumprindo os termos do cessar-fogo e que Netanyahu estaria apenas buscando desculpas para se afastar de suas obrigações. A situação em Gaza continua tensa, com o conflito entre as autoridades israelenses e o Hamas se intensificando.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: