Corpos de Gaza não são de reféns, informa Israel

Abdallah F.s. Alattar/Anadolu via Getty Image

Exército israelense confirma que restos não pertencem a reféns sequestrados em outubro de 2023

Os três corpos entregues a Israel não pertencem a reféns sequestrados, afirma exército israelense.

Em 1º de novembro de 2025, o exército israelense anunciou que três corpos não identificados, entregues na noite de 31 de outubro de 2025, por meio da Cruz Vermelha, não pertencem aos reféns sequestrados em 7 de outubro de 2023 pelo Hamas. O porta-voz da força armada confirmou a informação, que já havia sido antecipada por uma fonte militar no momento da entrega.

Situação dos reféns e acordos de trégua

Até agora, o Hamas restituiu os restos mortais de 17 dos 28 reféns falecidos que concordou em devolver, em um acordo de trégua negociado pelos Estados Unidos com Israel. Dentre os corpos entregues, estão 15 israelenses, um tailandês e um nepalês. Segundo os termos do acordo, para cada israelense devolvido, Israel entregou 15 corpos de palestinos mortos durante a guerra, totalizando 225 corpos devolvidos. Após o cessar-fogo, o Hamas libertou os 20 últimos reféns sobreviventes e iniciou a devolução dos corpos dos falecidos.

Tensão e consequências

Os atrasos na entrega dos corpos geraram descontentamento no governo israelense, que acusou o Hamas de não cumprir o acordo de trégua. As famílias dos reféns exigem medidas mais rigorosas para garantir que o grupo palestino honre o compromisso. No momento, dez corpos de reféns ainda estão em Gaza, além do corpo de um soldado israelense morto em 2014, sendo a maioria das vítimas israelenses, exceto por um tanzaniano e um tailandês.

Bombardeios e acusações

Desde o início do cessar-fogo, Israel realizou bombardeios em Gaza em resposta ao ataque que resultou na morte de três de seus soldados. Os ataques de 19 de outubro causaram pelo menos 45 mortes, e os bombardeios de terça-feira (31) deixaram 104 vítimas, conforme fontes palestinas. O Hamas negou ter disparado contra os soldados israelenses e acusou Israel de violar o cessar-fogo.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: