Crescimento de 0,5% nas vendas do varejo em outubro de 2025

Dados do IBGE revelam que setor continua em alta

O volume de vendas do comércio varejista avançou 0,5% em outubro em relação a setembro, segundo o IBGE.

Crescimento das vendas no varejo em outubro de 2025

O volume de vendas no varejo brasileiro teve um crescimento de 0,5% em outubro em comparação a setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 11 de dezembro de 2025. Em contrapartida, setembro apresentou uma retração de 0,2% em relação a agosto, indicando uma recuperação no final do ano.

A pesquisa revela que, no acumulado de 2025, o setor do varejo conseguiu um crescimento de 1,5%, enquanto a taxa acumulada em 12 meses foi de 1,7%. Esses números refletem um comportamento positivo do comércio, com predominância de altas em sete dos oito setores analisados na passagem de setembro para outubro.

Setores com performance positiva no comércio

Os setores que apresentaram crescimento significativo foram: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%); combustíveis e lubrificantes (1,4%); móveis e eletrodomésticos (1,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%); e, finalmente, hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%). O único setor que registrou uma queda foi o de tecidos, vestuário e calçados, com retração de 0,3%.

Metodologia da pesquisa do IBGE

Iniciada em 1995, a pesquisa realiza um monitoramento da receita bruta de revenda em empresas que possuem 20 ou mais trabalhadores e cuja atividade principal é o comércio varejista. A PMC fornece informações relevantes sobre faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários, assim contribuindo para um entendimento amplo do comportamento do comércio no país.

Além dos dados do varejo restrito, é importante mencionar que o varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes, peças, e materiais de construção, também apresentou uma alta de 1,1% em outubro comparado a setembro, mesmo que tenha enfrentado uma queda de 0,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O segmento de veículos e motos, especificamente, teve uma queda acentuada de 4,3%, assim como o material de construção, que encolheu 3,9%.

Conclusão sobre o varejo em outubro

Os dados apresentados pelo IBGE demonstram um cenário de recuperação para o comércio varejista, destacando as áreas que obtiveram bom desempenho. No entanto, a retração em setores específicos, como vestuário e veículos, sinaliza que desafios ainda permanecem nesse mercado. A evolução das vendas reflete não apenas as flutuações sazonais, mas também a adaptação dos consumidores e das empresas a um ambiente econômico em constante mudança.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: