Ação educativa em Carlópolis destaca cuidados essenciais com escorpiões
Ação em Carlópolis ensina crianças e adolescentes sobre cuidados com escorpiões.
Cerca de 300 crianças e adolescentes de Carlópolis, no Norte Pioneiro, acompanharam ação educativa sobre os cuidados com escorpiões nesta quarta-feira (22). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio da 19ª Regional de Jacarezinho e da prefeitura, reforçou a importância da conscientização.
Ação educativa
Os participantes tiveram proximidade com o animal e conferiram palestras e dinâmicas que abordaram desde os locais onde os escorpiões costumam se esconder até seus hábitos alimentares e predadores naturais. Também receberam informações sobre o que fazer em caso de acidente. Escolas estadual, municipal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pessoas do programa de assistência social se revezaram no aprendizado.
Importância da conscientização
“Prosseguimos com as ações de combate ao escorpião em regiões com incidência. A conscientização, principalmente entre crianças e adolescentes, tem se mostrado uma estratégia bastante efetiva, já que nessa faixa etária há grande potencial de multiplicação da informação”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.
Armazenamento de soros antivenenos
Ibaiti foi habilitado nesta quarta-feira como local de armazenamento de soros antivenenos, visto que anteriormente só era referenciado para aplicação do insumo. A 19ª Regional de Saúde coordenou a capacitação da equipe e a adequação da estrutura, garantindo condições adequadas de armazenamento, controle e dispensação dos insumos.
Ações em Salto do Itararé
Em Salto do Itararé, o trabalho se estendeu além da cidade e colocou em ação agentes da Vigilância Ambiental na captura dos escorpiões. Eles vasculharam uma área rural, revirando e organizando tijolos, telhas, troncos e vegetação, locais propícios para esses animais. Em apenas uma hora, capturaram oito escorpiões da espécie Tityus bahiensis, cada um com cerca de seis centímetros.
Desde setembro, uma força-tarefa está sendo realizada nos municípios da região, com o apoio e orientação do Governo do Estado, a fim de intensificar as ações de controle, eliminar criadouros, orientar a população e reduzir o risco de acidentes.