Pesquisa revela que 59% dos brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam inteligência artificial em suas rotinas
Estudo aponta que 59% de crianças e adolescentes utilizam IA para estudar e lidar com emoções.
Quase dois terços dos usuários de Internet brasileiros, com idades entre nove e 17 anos, já incorporaram ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa em suas rotinas. A constatação é um dos destaques da 12ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, lançada nesta quarta-feira pelo CGI.br e realizada pelo Cetic.br.
Uso crescente da IA entre adolescentes
O levantamento aponta que 59% das crianças e adolescentes nessa faixa etária recorrem à tecnologia para realizar pesquisas escolares ou estudar. Outros usos incluem a procura por informações (42%), a criação de conteúdo (21%) e conversas sobre problemas pessoais (10%). O uso da IA generativa cresce com a idade, sendo 68% entre adolescentes de 15 a 17 anos para estudos e 12% para questões pessoais.
Impacto da nova lei sobre o acesso à internet
A pesquisa também revela o impacto da sanção da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. A proporção de usuários de 9 a 17 anos que acessaram a Internet no ambiente escolar caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025. O celular continua sendo o principal meio de acesso à Internet para 96% da população nessa faixa etária.
Exposição a conteúdo mercadológico
O WhatsApp é a plataforma digital mais acessada (53%), seguido por YouTube (48%) e Instagram (48%). A pesquisa também alerta para a alta exposição a conteúdos mercadológicos online, com 53% dos usuários de 11 a 17 anos tendo contato com vídeos de pessoas divulgando jogos de apostas. Essa exposição é maior entre adolescentes de 15 a 17 anos (63%).
Apoio mútuo familiar no uso da internet
No que diz respeito ao uso seguro da Internet, a pesquisa mostra um forte apoio mútuo nas famílias: 31% dos jovens afirmam ajudar seus pais ou responsáveis em atividades online, enquanto 44% dos pais conversam com as crianças sobre suas atividades na rede. Essa dinâmica reafirma o compromisso do CGI.br em promover um ambiente digital mais seguro e inclusivo para crianças e adolescentes.