Criminoso ‘Patrão’ do Comando Vermelho é capturado no Rio

Líder da facção estava foragido e tinha condenação de mais de 37 anos

Acácio Costa Ribeiro, conhecido como ‘Patrão’, foi preso em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (14).

Acácio Costa Ribeiro, criminoso conhecido como “Patrão” e “Panela”, foi preso nesta terça-feira (14) em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro, acusado de ser um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no estado do Mato Grosso.

Fuga e captura

O criminoso, de 42 anos, estava foragido desde março deste ano e vivia escondido na cidade carioca. “Patrão” havia sido condenado a mais de 37 anos de prisão por crimes graves, que incluem: associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, roubo e furtos, sequestro e cárcere privado, e lavagem de dinheiro. De acordo com a Polícia Civil, a fuga ocorreu após ele obter um habeas corpus de forma fraudulenta, alegando a necessidade de uma cirurgia de apêndice, o que lhe permitiu cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, equipamento que ele rompeu pouco tempo depois para fugir do Mato Grosso.

Abordagem policial

Acácio foi encontrado em um imóvel alugado em nome da namorada. Durante a abordagem, tentou se passar por outra pessoa, apresentando uma identidade falsa, o que gerou uma prisão em flagrante adicional pelo crime de uso de documento falso. A Polícia Civil descreve o criminoso como uma “peça estratégica” na expansão da facção, sendo responsável por coordenar rotas de tráfico, articulações regionais e operações de lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: