Crítica da Casa Branca ao Nobel da Paz

Política em vez de paz, afirma porta-voz

A Casa Branca criticou a decisão do Prêmio Nobel de conceder o prêmio à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.

Na sexta-feira (10), a Casa Branca criticou a decisão do comitê do Prêmio Nobel de conceder o prêmio da paz à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, em vez do presidente dos EUA, Donald Trump. O porta-voz Steven Cheung declarou que “o presidente Trump continuará fazendo acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas” e afirmou que “o comitê do Nobel provou que eles colocam a política acima da paz”.

O prêmio Nobel e a escolha do comitê

O Comitê Norueguês do Nobel decidiu premiar María Corina Machado em reconhecimento aos “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” à liderança autoritária. Essa escolha gerou descontentamento na administração Trump, que esperava uma consideração mais favorável ao presidente republicano.

A resposta de Trump

Embora Trump não tenha se pronunciado oficialmente sobre a decisão do Nobel, nesta semana ele havia anunciado um cessar-fogo e um acordo de reféns para encerrar a guerra em Gaza. Em suas redes sociais, ele compartilhou vídeos de apoiadores celebrando o acordo, reforçando sua imagem de negociador de paz, mesmo diante da crítica ao comitê do Nobel.

PUBLICIDADE

Relacionadas: