Moradores da costa sudeste ajustam medidas de segurança antes da chegada do furacão Melissa.
Moradores da costa sudeste de Cuba se preparam para a chegada do furacão Melissa, que atinge a rara categoria 5.
Moradores da costa sudeste de Cuba se preparam para a chegada do furacão Melissa, que atingiu a rara categoria 5 com ventos de mais de 250 km/h. O fenômeno deve chegar ao continente na noite de terça-feira (28), e as autoridades emitiram alertas para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín. A previsão é de até 500 milímetros de chuva e uma maré de tempestade com risco de morte, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Preparativos e alertas
As autoridades pediram para que os moradores terminassem os preparativos imediatamente, fechando escolas e estabelecimentos públicos. Equipes de emergência estão de prontidão enquanto a ilha aguarda o impacto do furacão.
Impactos já registrados
O Melissa já causou danos significativos em partes do Haiti, da República Dominicana e da Jamaica. Pelo menos três mortes foram registradas no Haiti devido à tempestade, com duas delas resultantes de um deslizamento de terra. Na República Dominicana, uma morte foi confirmada e mais de mil pessoas foram deslocadas.
Expectativas para Cuba
O furacão Melissa deve ser o mais forte a atingir Cuba na história, e as autoridades locais estão preocupadas com a segurança dos moradores e os possíveis danos que a tempestade pode causar à infraestrutura da ilha.