A presença de Neymar na partida entre Santos e Club Deportivo Cuenca, agendada para terça-feira (26/5) pela Copa Sul-Americana, permanece incerta. O técnico Cuca evitou confirmar a participação do atacante, que deve se apresentar à Seleção Brasileira no dia seguinte, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Apesar de uma lesão leve, Cuca enfatizou a necessidade de cautela em relação à situação do camisa 10 e reconheceu a complexidade dos fatores que envolvem a presença do jogador. "Difícil de falar, tudo no entorno dele é complicado de falar. Temos que ter cuidado. Se clinicamente (estiver bem), se quisermos usar na terça, ele vai estar à disposição", afirmou o treinador.
O treinador também destacou que ainda não há uma definição sobre o retorno de Neymar aos gramados. "Não sei de retorno. Faz muita falta. Temos que ver com o DM", acrescentou Cuca, referindo-se ao departamento médico do clube.
Na quarta-feira (20/5), o coordenador médico do Santos, Rodrigo Zogaib, informou que Neymar sofreu um edema de dois milímetros na panturrilha direita, classificado como uma lesão de grau 2. O departamento médico do Santos afirmou que a situação não gera preocupações maiores neste momento, embora a utilização do jogador na partida contra a equipe equatoriana seja considerada improvável.
Internamente, o Santos trabalha com a expectativa de que Neymar esteja apto para iniciar os trabalhos com o grupo de Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira. O atacante assistiu ao empate do Santos contra o Club Atlético San Lorenzo de Almagro em um camarote na Vila Belmiro e segue em tratamento desde o último domingo.