Curitiba ganha nova pista de skate inspirada em bowl da Califórnia

Obra visa atrair skatistas e fomentar o esporte na cidade

A nova pista de skate da Praça Maestro Bento Mossurunga, em Curitiba, será inspirada no famoso Bowl da Poods, na Califórnia, e promete atrair skatistas de todas as idades.

Curitiba ganha nova pista de skate

A Prefeitura de Curitiba está finalizando a requalificação da pista de skate da Praça Maestro Bento Mossurunga, no Jardim das Américas. O local vai ganhar um tri-bowl, pista com formato de piscina composta por três seções e que será réplica do lendário Bowl da Poods, que fica na cidade de Encinitas, na Califórnia. As obras estão sendo feitas por construtores especializados em pistas de skate.

A “piscina” deverá atrair desde skatistas old school que gostam do surfskate e de andar no flow (no embalo) até atletas da nova geração que voam para fora da pista com aéreos semelhantes aos das pistas do park e vertical. Além dela, a praça também terá uma pista de street com obstáculos como rampa 45, quarter, savanas, delta, duas savanas com corrimão e caixote.

Detalhes da construção

Todo o complexo esportivo terá qualidade olímpica e deverá formar muitos novos campeões do skate para Curitiba, além de atrair atletas de outras cidades. De acordo com o coordenador da construção das pistas, Rodrigo Sabaquevstz, também conhecido como Rodrigo “Bichão”, todas as medidas do bowl foram pegas na pista original da Califórnia e feitas com muito amor e dedicação aqui em Curitiba.

“A expectativa sobre esta pista é muito grande entre a galera que anda de skate. Essa é uma réplica da Poods da Califórnia, é uma pista referência no mundo do skate”, afirmou Bichão. Segundo o construtor, a diferença desta pista é que não existe reta (flat), todas as transições se unem uma na outra, o que aumenta bastante a velocidade. A parte funda da pista terá 2,80 metros, a média 2,40 metros e a rasa 2,20 metros.

Impacto na comunidade

Um dos skatistas que acompanha toda a evolução da obra é Rodrigo Mantovani, de 48 anos, morador em frente à praça e que há 20 anos organiza campeonatos e monta obstáculos na quadra esportiva do local. “Já faz uns 20 anos que a gente constrói os obstáculos, quarter, 45, caixote, corrimão. Já fizemos vários campeonatos aqui. Agora estão construindo essa pista que é um sonho para nós. A gente só tem a agradecer à Prefeitura, imensamente grato por terem cedido esse espaço que vai trazer somente benefício para a comunidade”, disse Mantovani.

Investimentos e revitalizações

A Prefeitura está com o maior programa de reformas e revitalização já feito nas 35 pistas públicas de skate da cidade, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Todas as reformas são coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e acompanhadas de perto pela empresa dos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila), um dos primeiros atletas a andar de skate em Curitiba, nos anos 1970, e ajudar a cidade a se transformar numa potência do esporte.

Já foram concluídas as reformas das pistas em diversos locais, como a Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara, e o Parque Mané Garrincha, na CIC. Todas as reformas feitas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente atendem aos pedidos de skatistas feitos pelo Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura.

PUBLICIDADE

Relacionadas: