Curitiba ganha novo jardim sustentável

Idealizado pela Midialand, o espaço no bairro Água Verde reúne uma estação de compostagem, jardim de abelhas e uma charmosa área de descanso e lazer, unindo natureza, sustentabilidade e convivência.
Idealizado pela Midialand, o espaço no bairro Água Verde reúne uma estação de compostagem, jardim de abelhas e uma charmosa área de descanso e lazer, unindo natureza, sustentabilidade e convivência. Créditos: Head Experience (HX)

Idealizado pela Midialand, empresa curitibana de mídia exterior, espaço no bairro do Água Verde, reúne estação de compostagem, jardim de abelhas e área de descanso e lazer

Os moradores do bairro Água Verde e adjacências ganharam um jardim sustentável, um novo espaço verde para lazer e convivência. Ele está localizado na Rua Guilherme Pugsley, a esquina com a rua Acre, e é a mais nova atração do bairro, totalmente aberto ao público da região.

Instalado numa área de 700 m², o local conta com estação de compostagem, jardim de abelhas, mesas e bancos para repouso, jardim drenante, lixeiras de recicláveis e espaços de consciência ambiental. A maior parte da estrutura do projeto foi feita de materiais reciclados, reflorestados e reutilizados.

O espaço foi idealizado pela Midialand, empresa curitibana de mídia exterior, e é resultado da 1ª. edição do Hackathon realizado entre a Midialand e a Universidade Positivo. O projeto foi desenvolvido por alunos da instituição de ensino, numa maratona de colaboração que estimulou a criação de soluções inovadoras para espaços vazios urbanos.

O jardim integra-se a um grande Projeto Especial triplo, de Grandes Formatos de 54 m² para campanhas publicitárias, além de lonas reutilizadas que formam as “paredes” do espaço. Segundo a empresa, o espaço já conta com Campanhas fechadas até o início de 2026. Juntos, o painel e as lonas impactarão mais de 4 milhões de pessoas por mês.

Juliano Aichinger, CEO da Midialand, explica a importância e orgulho em inaugurar o jardim e afirma que há expectativa de replicar a ideia em outros endereços da cidade. “Queremos dar continuidade a projetos sustentáveis e de Gentileza Urbana em nossos ambientes. Em um mundo onde a urbanização avança rapidamente, é fundamental que criemos espaços que promovam o bem-estar da população, afirma.

Espaço de compostagem

A estação de compostagem foi pensada para uso comunitário. Embora os moradores da região sejam o público prioritário, o espaço é aberto a todos os visitantes.

Com o intuito de promover a educação ambiental, foi instalada uma placa informativa adjacente à estação. O material na placa tem como propósito instruir os visitantes do Jardim Pugsley sobre a relevância da compostagem. A empresa Composta+ (a empresa que fará a coleta dos descartes) fará eventos de doação de adubo e utilizar o local para promover a educação sobre práticas ambientais e de sustentabilidade.

O processo operacional da estação de compostagem é simplificado: os usuários depositam resíduos orgânicos no recipiente designado (bombonas plásticas). A empresa Composta+ será responsável por processar esse material, transformando-o em adubo. Este adubo será reintegrado de forma sustentável no parque para a revitalização das plantas e destinado à doação (dentro do parque), reforçando o ciclo de sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Relacionadas: