Dalton Neto: o jovem que criou o hino dos ônibus em Curitiba

Conheça a história de Dalton, que viralizou nas redes com suas paródias sobre o transporte público

Dalton Neto, de 17 anos, viralizou ao criar paródias exaltando o transporte público de Curitiba.

Dalton José Pires Machado Neto, de 17 anos, viralizou nas redes sociais após criar o ‘Hino dos ônibus’, paródias exaltando o transporte público de Curitiba. Com melodias inspiradas em hinos e músicas das torcidas do futebol paranaense, ele já acumula mais de 111 mil visualizações. O estudante, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), começou a se interessar por ônibus aos sete anos, quando pedia aos pais para sair do seu bairro, Fanny, para explorar a cidade de ônibus.

Paixão pelo transporte público

O hiperfoco de Dalton por ônibus cresceu ao longo dos anos, levando-o a decorar linhas, modelos e numerações. Aos 15 anos, ele desafiou-se a percorrer todos os 23 terminais da cidade em apenas um dia, registrando toda a aventura nas redes sociais.

Influência do futebol

Dalton também é um grande fã de futebol. Ele possui uma coleção de camisetas de diversos times e afirma conhecer mais de 20 hinos das equipes do Campeonato Brasileiro, sendo o Athletico Paranaense seu time do coração. Ele joga na divisão sub-17 do Projeto Mengão Lindóia, que oferece aulas gratuitas de futebol em Curitiba.

Apoio da família

A mãe de Dalton, Elisandra Cuminesi, inicialmente restringiu as postagens por sua segurança, mas percebeu que a visibilidade ajudava seu filho a se sentir mais confiante e acolhido. As paródias, criadas em colaboração com seu pai, Renato Pires Machado, incluem homenagens a linhas específicas do transporte público, como o Ligeirão Norte-Sul.

Futuro promissor

Dalton expressa sua alegria pela repercussão de seu trabalho e revela que deseja seguir a carreira de jornalista. Ele está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e planeja prestar vestibular para o curso de comunicação. Com novas paródias em mente, ele está animado para continuar contribuindo com conteúdos que celebrem o transporte público de Curitiba.

PUBLICIDADE

Relacionadas: