Nova pesquisa revela os principais candidatos na disputa pelo governo de Goiás
Levantamento aponta Daniel Vilela como favorito para a sucessão do governador Caiado em Goiás.
Daniel Vilela é o favorito na sucessão de Caiado em Goiás
As movimentações políticas em Goiás para a sucessão do governador Ronaldo Caiado (União) seguem intensas. Um novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Paraná Pesquisas trouxe um retrato atualizado da disputa para 2026. Nesta pesquisa, Daniel Vilela (MDB) aparece na dianteira das intenções de voto, mostrando-se como o nome mais forte do grupo que atualmente administra o estado.
Daniel Vilela e Marconi Perillo: os principais candidatos
De acordo com a sondagem, Vilela lidera com 39,3% das intenções de voto, à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que registrou 24,4%. A diferença entre os dois é de 14,9 pontos percentuais, o que coloca Vilela em uma posição confortável neste início de campanha. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece em seguida com 12,9%, enquanto o senador Wilder Morais (PL) marca 9,2%. O vereador Telêmaco Brandão (Novo) fechou a lista com apenas 1,1%.
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores citam nomes sem estímulo, tanto Vilela quanto Caiado empatam com 9,2% das menções, embora o atual governador não possa concorrer a um terceiro mandato. Perillo e os outros candidatos aparecem com percentuais bem menores, indicando que a maior parte dos entrevistados (70,2%) não soube indicar nenhum candidato.
Rejeição e cenários para o Senado
Outro aspecto importante da pesquisa é a avaliação de rejeição dos pré-candidatos. Marconi Perillo lidera esse quesito, com 39,2% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Em seguida, Adriana Accorsi possui uma rejeição de 24,4%, Wilder Morais com 13%, e Daniel Vilela com 10,3%. Apenas 9,7% dos eleitores rejeitam Telêmaco Brandão. Além disso, 8,6% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos nomes.
A pesquisa também mediu cenários para a disputa ao Senado em 2026. Na consulta estimulada, a primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) figura como a favorita com 36,1% das intenções de voto. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) aparece em segundo lugar, com 21,1%, e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) segue próximo, com 19,7%.
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro e entrevistou 1.510 eleitores em 73 municípios de Goiás. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o que proporciona um panorama confiável das intenções de voto e da rejeição dos candidatos.
Com o cenário eleitoral mudando rapidamente, tanto os apoiadores quanto os candidatos precisam se preparar para a intensa competição que se aproxima em 2026.
Fonte: www.conexaopolitica.com.br
Fonte: Divulgação/Secom


