Danieli Haloten expõe preconceito nos bastidores de novela

Atriz deficiente visual relembra experiências de maltrato e luta por representatividade

A atriz Danieli Haloten relembra os maus-tratos enfrentados nos bastidores da novela 'Caras e Bocas', onde foi a primeira pessoa com cegueira a ter um papel fixo.

A novela “Caras e Bocas” ganhou uma reprise na TV fechada em 2025 e, com a nova exibição, o público se perguntou: por onde anda a atriz Danieli Haloten? Ela fez história ao ser a primeira pessoa com cegueira no mundo a ter um papel fixo em uma novela, mas também guarda lembranças agridoces dos bastidores da Globo.

Experiências de preconceito nos bastidores

Em entrevista à revista Caras, publicada em março deste ano, Danieli afirma que era maltratada por pessoas da produção da novela. “A maioria dos atores me tratava muito bem, mas o pessoal da produção não queria que eu estivesse ali. Os maus-tratos vinham mais de quem trabalhava nos bastidores: produtores, cabeleireiros e maquiadores. Um ou outro ator me tratava mal, mas a maioria dos atores parecia me aceitar e não ter preconceito”, garantiu.

O cão-guia e a rejeição

Até mesmo o cão-guia que a acompanhava na época, Higgans, foi alvo de preconceito e rejeição, segundo Danieli. “Reclamavam muito dele, até que arrumaram uma salinha para ele ficar preso enquanto estávamos gravando.” No entanto, Higgans não ficou na sala por muito tempo: ele foi retirado do local para abrigar a filha de Ingrid Guimarães, que ainda era um bebê na época e não poderia dividir o espaço com o animal.

Trajetória e desafios

Danieli nasceu com glaucoma e, aos 17 anos, perdeu a visão. Antes de entrar para a novela, ela já era jornalista de formação e começou a carreira como apresentadora de TV em Curitiba, sua cidade natal. Foi a própria Danieli que correu atrás de um papel na televisão. Ela conseguiu, através de sua professora de teatro, contato de diversos autores de novelas. A atriz disparou e-mails com sua história e seu currículo. A resposta veio de Walcyr Carrasco, que escreveu a personagem Anita especialmente para ela.

Caminhos após a novela

Danieli não voltou às novelas após “Caras e Bocas”. A artista enfrentou muitas dificuldades para conseguir outra escalação. “Sempre me falavam: ‘Mas você já fez personagem cega’, ‘Já teve uma personagem cega na última novela’. Como se isso significasse que eu não poderia interpretar qualquer outro papel”, desabafa. Sem novas oportunidades na televisão, ela se tornou advogada e, atualmente, trabalha como conciliadora no Tribunal do Trabalho.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: