Questões sobre troca de motor de Verstappen podem afetar a batalha pelo título
A McLaren levantará questões sobre a troca de motor de Verstappen na reunião da Comissão da F1, o que pode impactar o campeonato.
Debate sobre limites de custo na Fórmula 1
A questão levantada pela McLaren sobre se a troca do motor de Max Verstappen durante o Grande Prêmio do Brasil deve ser contabilizada no limite de custo da Red Bull será abordada na reunião da Comissão da F1 nesta sexta-feira. Essa discussão pode ter implicações significativas para a disputa pelo título.
A McLaren está buscando esclarecimentos da FIA sobre se a decisão da Red Bull de trocar o motor de Verstappen em Interlagos se enquadra ou não nas regras do limite de custo. O problema surge da falta de clareza nas regulamentações financeiras da F1 sobre quando as mudanças de motor devem ser incluídas ou excluídas desse limite. A FIA, por sua vez, orientou que as equipes devem apresentar justificativas convincentes para alterações em seus motores, caso queiram que essas mudanças não sejam contabilizadas.
A posição da McLaren
A McLaren, assim como outras equipes, acredita que a troca de motor deve ser considerada parte do limite de custo se não houver preocupações reais de confiabilidade. Andrea Stella, chefe da equipe, destacou em declarações após a corrida no Brasil que deseja entender melhor a situação. “Essas mudanças de unidade de potência desafiam as regulamentações”, afirmou Stella. Ele ressaltou que se a troca foi feita por razões de desempenho, então deve ser contabilizada no limite de custo da equipe.
Stella expressou que a McLaren não pretende realizar uma troca de motor, se esta implicar em custos adicionais que poderiam ultrapassar os limites de gastos estabelecidos para a temporada. O valor de um motor na Fórmula 1 ainda não é completamente claro, mas as novas regulamentações para 2026 sugerem que o custo de um motor completo pode girar em torno de $2 milhões.
Implicações para a disputa pelo título
O debate sobre as mudanças de motor não é apenas uma questão de regulamento; também se relaciona diretamente com a performance da McLaren e suas estratégias para os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri. Ambos os pilotos já utilizaram a quantidade máxima de componentes disponíveis, tornando qualquer troca uma decisão crítica. McLaren precisa estar ciente de que uma mudança de motor pode impactar a disputa pelo título, especialmente se um dos pilotos enfrentar uma classificação ruim, onde uma troca poderia não ser tão penalizadora.
Questões adicionais na Comissão da F1
Ao lado da discussão sobre o limite de custo da Red Bull, vários outros temas estão sendo avaliados na Comissão da F1. Entre eles, a introdução de regras que poderiam impedir corridas com apenas uma parada nos boxes, bem como propostas para revisões nos formatos de fim de semana de corrida. As equipes estão considerando opções que incluem a obrigatoriedade de utilizar todos os três compostos de pneus ou limites de quilometragem para os conjuntos de pneus. No entanto, ainda não há muito apoio para essas ideias.
Além disso, há discussões sobre se as durações das sessões de qualificação devem ser ajustadas ou se os tempos de corrida devem ser mais uniformes. Essas questões fazem parte de um esforço contínuo para melhorar a competitividade e a dinâmica das corridas na Fórmula 1, enquanto a temporada se aproxima de sua conclusão.
Fonte: www.the-race.com