Baleia Rossi afirma que escolha do partido será feita democraticamente
MDB decidirá apoio a Lula ou Tarcísio em convenção; Baleia Rossi destaca importância do voto.
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou nesta quinta-feira, 16, que o seu partido decidirá se apoiará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição ou eventualmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência após a convenção partidária pré-eleitoral. Baleia ressaltou que “A decisão nossa, nacional, vai ser tirada na convenção. O MDB, diferentemente de outros partidos, tem diretórios, tem composição em cada um dos Estados”.
Processo democrático
Na convenção, todos os membros do MDB terão direito ao voto e poderão opinar sobre o apoio a um projeto ou até mesmo decidir não participar da eleição nacional. Baleia participou de um almoço em São Paulo com líderes de outros partidos, onde reiterou o compromisso do MDB com a reeleição de Tarcísio em São Paulo, prevendo oito candidatos próprios a governador para o próximo ano.
Candidaturas estaduais
Baleia mencionou diversos vice-governadores que devem concorrer em seus estados, como Gabriel Souza (Rio Grande do Sul), Ricardo Ferraço (Espírito Santo) e Daniel Vilela (Goiás). Também falou sobre Hanna Ghassan, vice-governadora do Pará, que assumirá o governo e deve concorrer, além de Renan Filho, em Alagoas, que será candidato. O MDB ainda pode lançar candidaturas em estados como Paraíba, Maranhão e Amapá.
Compromisso com a reeleição
A estratégia do MDB para as próximas eleições reflete a intenção do partido de se posicionar fortemente nas eleições estaduais, além de explorar as possibilidades de apoio a presidenciais, com a convenção servindo como um importante ponto de decisão.