Delegado Francischini volta a disputar eleições em 2026

Divulgação.

O Delegado figura entre os primeiros colocados entre os nomes sondados para Deputado Federal, inclusive para uma candidatura ao Senado Federal

 

O Delegado Francischini, ex-deputado federal e deputado estadual mais votado da história do Paraná, volta ao cenário político em 2026. Francischini foi eleito em 2018 com mais de 427 mil votos. Pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos meses mostram que, mesmo sem estar em nenhum mandato atualmente, o Delegado figura entre os primeiros colocados entre os nomes sondados para Deputado Federal, inclusive para uma candidatura ao Senado Federal.

O político teve seu mandato cassado por supostamente ter confrontado o sistema eleitoral em uma live realizada ha 10 minutos do término das eleições.

De acordo com o novo texto da Lei que regula a elegibilidade dos políticos brasileiros aprovado na Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente Lula, desde o último dia 29, o momento da verificação do prazo das inelegibilidades passam a ser na data da diplomação dos eleitos. Com isso, Francischini torna-se novamente elegível para o pleito de 2026 quando deverá disputar uma cadeira de deputado federal. Atualmente, ele é vice-presidente nacional, presidente do Solidariedade e da futura Federação PRD/SD no Paraná.

Para Francischini a nova lei corrige distorções e brechas da legislação anterior: “A partir de agora pelo menos os prazos das punições, mesmo que injustas e sem previsão legal, como em vários casos nos últimos anos, ficam mais claros para todos. Até então, a variação das datas (Domingos) para a realização das eleições em cada pleito causava discrepância e fazia com que alguns fossem obrigados a cumprir mais tempo do que as imputadas pela própria lei”, explica o Delegado.

 

Divulgação.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Relacionadas: