Deputados mais votados em SP devem ficar de fora das eleições de 2026

Com a saída de Boulos, SP pode ter eleições sem os três principais deputados de 2022

Com a saída de Guilherme Boulos, os três deputados mais votados em SP em 2022 estarão fora das eleições de 2026.

Os três deputados federais mais votados no estado de São Paulo em 2022 devem ficar de fora das eleições de 2026. Com a ida de Guilherme Boulos (PSOL) para a Secretaria-Geral da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o até então deputado federal deve abrir mão de uma candidatura no próximo ano e se juntar ao grupo formado por Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL).
Boulos, que recebeu mais de um milhão de votos, será empossado na próxima quarta-feira (29/10) e já indicou que deverá permanecer no cargo durante as eleições de 2026.

Impacto da saída de Boulos

Com Boulos no ministério, a eleição em SP poderá ficar sem os três deputados mais votados de 2022. A Secretaria-Geral tem a função de intermediar a comunicação entre o governo federal e a sociedade civil. Há também a possibilidade de Boulos assumir um papel importante na campanha eleitoral de Lula.

Cenário do PL e do PSOL

Os deputados mais votados na eleição de SP em 2022 são: Guilherme Boulos (PSOL): 1.001.472 votos, Carla Zambelli (PL): 946.244 votos e Eduardo Bolsonaro (PL): 741.701 votos. Zambelli, que está presa na Itália, é inelegível após ser condenada a 5 anos e 3 meses. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, está nos EUA e busca se posicionar como candidato à presidência.

Reorganização da esquerda

Com a saída de Boulos, a esquerda começa a se organizar para atrair os eleitores do psolista. O PSOL deve lançar nomes como Sâmia Bonfim e Érika Hilton, além de ex-dirigentes e deputados estaduais. O PT também está se reorganizando, com José Dirceu como um dos possíveis candidatos.

Futuro do bolsonarismo

Apesar da ausência de Eduardo na disputa, o PL deve lançar Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, para deputado federal, além de outras candidaturas locais. A ala bolsonarista também deve contar com Lucas Pavanatto, vereador mais votado de São Paulo nas últimas eleições municipais.

PUBLICIDADE

Relacionadas: