Desafios de Zohran Mamdani à frente da prefeitura de Nova York

Reuters Donald Trump é mostrado à esquerda e Zohran Mamdani à direita

Como Trump pode impactar a nova gestão

Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, enfrenta desafios significativos devido à interferência de Donald Trump em sua administração.

Na terça-feira (3 de outubro de 2023), após vencer as eleições para a prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani desafiou diretamente o presidente Donald Trump em seu discurso de vitória. Mamdani fez uma declaração provocativa, dizendo: “Então Donald Trump, como sei que você está assistindo, tenho quatro palavras para você: aumente o volume”. Em resposta, Trump utilizou sua plataforma Truth Social para afirmar: “…E ASSIM COMEÇA!”. Desde que Mamdani venceu as primárias democráticas em junho, Trump tem atacado o jovem político, rotulando-o como o “comunista” futuro do Partido Democrata.

O impacto da oposição de Trump

Durante a campanha, Trump apoiou Andrew Cuomo, um ex-governador democrata que se apresentou como independente, advertindo os nova-iorquinos que, caso escolhessem Mamdani, ele cortaria o financiamento da cidade. Essa não é a primeira vez que Trump tenta interferir nos assuntos de Nova York, já que ele também intensificou as operações de imigração e tentou cancelar verbas para o congestionamento, políticas que ele desaprova.
Mamdani, no entanto, se mostrou determinado a enfrentar os desafios. “Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o viu nascer”, afirmou durante seu discurso. Desde que assumiu a presidência, Trump utilizou o poder federal contra várias cidades administradas por democratas, enviando tropas da Guarda Nacional e intensificando a repressão à imigração.

Desafios financeiros e políticos

Os especialistas políticos alertam que Trump pode facilmente cortar mais verbas, o que pode atrapalhar as promessas de campanha de Mamdani, como o congelamento de aluguéis e a criação de serviços públicos. Mamdani propôs arrecadar US$ 10 bilhões em receita aumentando impostos para grandes corporações e o 1% mais rico de Nova York, mas isso requer aprovação do governador do estado, Kathy Hochul, que tem hesitado em apoiar o plano. Além disso, Trump poderia desviar ainda mais os fundos federais, que no ano passado constituíram cerca de 7% do orçamento total da cidade.

A luta pela proteção de Nova York

A cidade é legalmente obrigada a fornecer certos serviços, como abrigos para sem-teto. Sem o financiamento federal, o governo municipal e estadual teria que compensar essa diferença, aumentando a pressão sobre outros programas. Mamdani, que tomará posse em janeiro, precisará desenvolver uma estratégia para responder às ações de Trump, incluindo possíveis desafios legais contra o envio de tropas da Guarda Nacional. Ele tem a intenção de reforçar a capacidade legal da cidade, planejando contratar mais 200 advogados para enfrentar as “excessos presidenciais” da administração Trump. A luta de Mamdani será tanto pela implementação de suas políticas quanto pela proteção dos nova-iorquinos contra a interferência de Trump.

Fonte: www.bbc.com

Fonte: Reuters Donald Trump é mostrado à esquerda e Zohran Mamdani à direita

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: