Desavenças entre JK Rowling e Emma Watson sobre direitos trans

Conflito se intensifica após comentários de Emma em podcast

JK Rowling respondeu a comentários de Emma Watson sobre seus conflitos em relação aos direitos trans.

JK Rowling respondeu após Emma Watson fazer comentários conciliadores em um podcast postado na quarta-feira sobre sua relação, que é marcada há anos por visões conflitantes sobre direitos trans. Na segunda-feira, Rowling publicou para seus 14,4 milhões de seguidores no X uma resposta de quase 700 palavras às últimas declarações de Watson sobre o conflito em curso.

“Emma Watson e seus co-estrelas têm todo o direito de abraçar a ideologia da identidade de gênero”, escreveu Rowling. “Essas crenças são legalmente protegidas, e eu não gostaria de ver nenhum deles ameaçado de perda de trabalho, violência ou morte por causa disso.” Ela então direcionou críticas a Watson e seu co-star de “Harry Potter”, Daniel Radcliffe, por suas críticas públicas às opiniões da autora.

“No entanto, Emma e Dan, em particular, deixaram claro ao longo dos últimos anos que acreditam que nossa antiga associação profissional lhes confere um direito — ou melhor, uma obrigação — de me criticar e criticar minhas opiniões publicamente.” Rowling afirmou que, até recentemente, sentia uma “certa proteção” por Watson e seus co-estrelas, que conhece desde os dez anos, e que havia “repetidamente recusado convites de jornalistas para comentar especificamente sobre Emma”.

A autora afirmou que a atriz “tem tão pouca experiência de vida real que é ignorante do quão ignorante ela é”. Rowling depois comparou sua própria origem de pobreza com os “privilégios” de Watson. “Eu não era uma multimilionária aos 14 anos. Eu vivi na pobreza enquanto escrevia o livro que tornou Emma famosa”, escreveu Rowling. “Portanto, eu entendo, a partir da minha própria experiência de vida, o que representa a destruição dos direitos das mulheres na qual Emma participou tão entusiasticamente, sem os seus privilégios.”

As observações de Rowling no X vieram após Watson discutir seus sentimentos em relação a Rowling em uma entrevista para o podcast “On Purpose with Jay Shetty” postada na quarta-feira. Quando questionada por Shetty como estava lidando com os comentários “extremamente dolorosos” de Rowling após a ruptura pública em torno de questões trans, Watson afirmou que ainda valoriza sua relação. “Eu realmente não acredito que, ao ter essa experiência e manter o amor e o apoio e as opiniões que tenho, significa que não posso e não valorizo Jo e a pessoa com quem tive experiências pessoais.”

Ela continuou, dizendo que espera que “as pessoas que não concordam com minha opinião me amem, e espero que eu possa continuar amando pessoas com quem não necessariamente compartilho a mesma opinião”. O empresário de Watson não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

PUBLICIDADE

Relacionadas: