Descoberta de buraco negro que devora estrela é a maior de todos os tempos

Shutterstock.com

Fenômeno impressionante e raro revela a energia de um buraco negro colossal

Cientistas registram a maior explosão vinda de um buraco negro a 10 bilhões de anos-luz da Terra.

Cientistas registram em novembro de 2018, a maior explosão já observada proveniente de um buraco negro, a 10 bilhões de anos-luz da Terra, onde um buraco negro colossal devorou uma estrela massiva, gerando um brilho equivalente a 10 trilhões de sóis. Essa impressionante descoberta ocorreu no Zwicky Transient Facility, no Observatório Palomar, na Califórnia.

Natureza do evento

O fenômeno, apelidado de “Súper-homem”, se deu pela destruição de uma estrela com pelo menos 30 vezes a massa do Sol devido a forças de maré. O evento foi classificado inicialmente como um blazar, porém, observações subsequentes revelaram uma variação extrema de brilho ao longo de cinco anos. A massa do buraco negro central foi estimada em 500 milhões de massas solares, e o evento é considerado uma ocorrência de um em um milhão entre núcleos galácticos ativos.

Descobertas e implicações

As observações revelaram que a estrela foi puxada para uma órbita próxima do buraco negro, onde as forças gravitacionais a despedaçaram. Os dados coletados mostraram que o brilho do fenômeno era 30 vezes maior que o recorde anterior. Esse evento desafia as atuais teorias sobre a interação entre estrelas e buracos negros e sugere a presença de estrelas massivas em regiões centrais de galáxias.

Futuras observações

Com o início das operações do Observatório Vera C. Rubin em 2025, espera-se que novas tecnologias ampliem a capacidade de detectar eventos semelhantes. À medida que os telescópios atuais monitoram o fenômeno, ele continua a fornecer dados valiosos sobre a física extrema nas regiões centrais das galáxias, abrindo caminho para o reconhecimento de novas situações usando tecnologia avançada.

Fonte: www.mixvale.com.br

Fonte: Shutterstock.com

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: