Descoberta da maior teia de aranha do mundo em caverna

Urak et al/ Divulgação

Estrutura impressionante cobre 106 m² na Grécia e Albânia

Biólogos documentaram a maior teia de aranha do mundo, com 106 m², na Caverna do Enxofre, na fronteira entre a Grécia e a Albânia.

Em 6 de novembro de 2025, biólogos documentaram a maior extensão de teia já vista no mundo, com a seda cobrindo uma área de 106 m². A construção dos aracnídeos foi encontrada na Caverna do Enxofre, localizada na fronteira entre a Grécia e a Albânia. Esta é o primeiro caso documentado de teias produzidas por duas espécies distintas no mesmo local.

A pesquisa inovadora

A descoberta foi liderada pelo aracnólogo István Urák, da Universidade Húngara Sapientia da Transilvânia. As observações foram publicadas na revista científica Subterranean Biology em 17 de outubro. A caverna abriga aproximadamente 111 mil aranhas, sendo 69 mil da espécie Tegenaria domestica e 42 mil da Prinerigone vagans.

Interação entre espécies

A megaprodução das aranhas foi inicialmente descoberta em 2022 por pesquisadores amadores. A convivência das aranhas chamou atenção, pois em condições normais, as duas espécies não vivem pacificamente lado a lado. Testes mostraram que as aranhas-de-funil-de-celeiro construíram as teias, enquanto as aranhas-de-teia-em-lençol se acomodaram no local, contribuindo para a formação de teias individuais conectadas.

Importância da preservação

O pesquisador destaca a importância de preservar a colônia, considerando a localização da caverna na fronteira entre dois países. Novas investigações sobre a biodiversidade da caverna estão previstas para entender melhor os habitantes do local.

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: Urak et al/ Divulgação

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: