Dia 20 de julho pode ser declarado Dia do Tatuador em Curitiba

Franklin de Freitas

Vereadora propõe reconhecimento aos profissionais da tatuagem

Vereadora propõe a criação do Dia Municipal do Tatuador em Curitiba, a ser celebrado em 20 de julho.

Os tatuadores de Curitiba podem ganhar um dia para chamar de seu. Recentemente, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (união) apresentou um projeto de lei que cria o Dia Municipal do Tatuador, cuja celebração ocorreria anualmente no dia 20 de julho. A iniciativa está em análise pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com a parlamentar, a proposta reconhece e dá visibilidade ao trabalho dos tatuadores profissionais de Curitiba. Ainda segundo ela, uma pesquisa do Instituto alemão Dalia revela que, no Brasil, 30% da população adulta possui ao menos uma tatuagem. “Tal crescimento evidencia não apenas a popularidade da prática, mas também a importância de se reconhecer os tatuadores como protagonistas de um setor que movimenta a economia criativa”, afirmou a Delegada Tathiana.

Segundo a proposição do projeto de lei, o Dia Municipal do Tatuador não será apenas um dia de homenagem simbólica. Para a vereadora, é necessário que a data seja uma oportunidade para fomentar debates, seminários, workshops e campanhas de conscientização acerca dos temas que envolvem os trabalhos dos tatuadores. Estes temas poderão ser relacionados à biossegurança, às normas que garantem a segurança do procedimento e à movimentação dos estúdios na economia criativa local.

O projeto da Delegada Tathiana Guzella não traz qualquer explicação acerca da escolha da data para a celebração. 20 de julho, no entanto, é uma data importante para a tatuagem no Brasil porque foi nesse dia que chegou ao país o dinamarquês Lucky Tattoo. Foi em 1959, quando ele também usou a primeira máquina elétrica para tatuagem no país. O fato marca o início da tatuagem profissional no Brasil e se tornou um marco na luta pela valorização e profissionalização do meio.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: