Dia Mundial do Gato Preto: relembre felinos icônicos da ficção

Celebração destaca gatos pretos que marcaram a cultura pop

O Dia Mundial do Gato Preto, celebrado em 27 de outubro, combate mitos sobre esses felinos.

Dia Mundial do Gato Preto

Celebrado em 27 de outubro, o Dia Mundial do Gato Preto vem como um lembrete contra o preconceito e os mitos que ainda cercam a imagem dos felinos da cor. Associados há séculos à má sorte e à bruxaria, os gatos pretos conquistaram, ao longo dos anos, espaço na cultura pop, mostrando que podem ser símbolos de coragem, inteligência e charme.

Gatos pretos icônicos na cultura pop

Para marcar a data, a CNN relembra seis gatos pretos da ficção, que deixaram sua marca no cinema e na televisão. Salem, um dos gatos mais famosos da TV, é um antigo feiticeiro condenado a viver como gato falante, combinando humor ácido e carisma.

Thackery Binx, do clássico da Disney de 1993, simboliza lealdade e amor incondicional, após ser transformado em gato ao tentar salvar sua irmã das bruxas Sanderson.

Gatos em animações

O gato protagonista da animação “Flow”, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Animação, conquista o público com sua jornada poética em um mundo pós-apocalíptico, expressando-se apenas com gestos. Por outro lado, o astuto gato da madrasta de Cinderela, embora vilão, se tornou um clássico da Disney, com seu olhar malicioso.

Entre as versões felinas da família Simpson, Bola de Neve II se destaca como uma observadora indiferente, representando o temperamento típico dos gatos.

O gato de Coraline

Inteligente e sarcástico, o gato que acompanha Coraline é um guia misterioso no sombrio “Outro Mundo”, simbolizando a coragem da protagonista ao enfrentar seus medos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: