Dia municipal dos contadores de histórias em Curitiba

Rodrigo Fonseca/CMC

Reconhecimento e valorização da arte da contação de histórias

Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, o dia 20 de março como Dia Municipal dos Contadores de Histórias.

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, de forma unânime, um projeto de lei que reconhece o 20 de março como o Dia Municipal dos Contadores de Histórias. Essa proposta foi apresentada pela vereadora Professora Angela (PSOL) e já está incluída no calendário oficial de eventos da cidade.

A vereadora destacou que a criação desta data é uma forma de valorizar a importância social, cultural e pedagógica da arte da contação de histórias. “Valorizar a oralidade é valorizar os conhecimentos que não estão apenas nos livros, mas também a memória do povo”, frisou. Além disso, a proposta não implicará em novos gastos para os cofres públicos do Município (005.00553.2025).

A data escolhida remete ao Dia Mundial dos Contadores de Histórias e busca, entre outros objetivos, promover a profissão de contador de histórias como agentes fundamentais na difusão da cultura e do conhecimento, além de estimular a leitura. O projeto também visa incentivar atividades culturais em espaços públicos, preservar a tradição oral e as narrativas populares, e fortalecer coletivos e artistas que já atuam na cidade. A proposta retornará à pauta da Câmara Municipal na manhã da próxima segunda-feira (3) para confirmação em plenário.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: