Levantamento do Governo do Paraná destaca os clássicos preferidos dos estudantes
No Dia Nacional do Livro, Governo do Paraná revela os livros mais lidos pelos alunos em 2025.
No Dia Nacional do Livro, comemorado nesta quarta-feira (29), o Governo do Paraná divulgou um levantamento sobre as obras mais lidas pelos estudantes da rede pública estadual, dentro do recurso educacional digital de incentivo à leitura, o Leia Paraná.
“O Menino que Descobriu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, é o livro com mais empréstimos na ferramenta Leia Paraná em 2025.
O Leia Paraná disponibiliza, aos alunos, clássicos da literatura e best-sellers contemporâneos, dentro de um acervo virtual que inclui obras em formato digital e audiolivros. Somente em 2025, a ferramenta já registrou mais de 6,1 milhões de empréstimos e mais de 1 milhão de horas de leitura. Em comparação com 2024, o crescimento foi de 36% no número de leituras concluídas, já que no último ano foram contabilizadas cerca de 273,8 mil obras lidas.
Livros campeões de empréstimos
Confira, abaixo, os livros campeões de empréstimos no Leia Paraná em 2025:
1) “O Menino que Descobriu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer (376 mil leituras)
2) “Léo e o Cata-vento”, de Danilo de Assis Pereira (270 mil)
3) “Divertida Mente: Conduzida pelas Emoções”, de Elise Allen (250 mil)
4) “Animais Inventores”, de Christiane Dorion (235.777)
5) “Lendas do Brasil”, de Elsa Penstana Magalhães e Celia Ruiz Ibañéz (orgs.) (224.455)
Importância do Leia Paraná
Desde 2023, quando foi lançado, o Leia Paraná já registrou a leitura de mais de 1,1 milhão de livros pelos estudantes. Com diversos estilos literários, divididos por faixa etária e área do conhecimento, o acervo digital reúne 142 recursos, sendo 122 obras em formato digital e 20 audiolivros, com 90 títulos de direito adquirido e 47 novos livros incluídos neste ano. A escolha das obras leva em conta critérios como adequação à faixa etária, função social da leitura, diversidade temática e consulta pública feita com representantes da Seed-PR, dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e das escolas.
Contexto do Dia Nacional do Livro
O Dia Nacional do Livro é uma homenagem à data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. Na ocasião, o país recebeu seu primeiro acervo bibliotecário, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.