Dicas valiosas de professores para o Enem 2025

Preparação dos estudantes da rede estadual se intensifica com orientações de educadores

Professores da rede estadual oferecem dicas para a preparação dos alunos para o Enem 2025.

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Agendado para os dias 9 e 16 de novembro, o exame deve ser realizado por cerca de 5 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Das redes públicas de ensino são mais de 1,3 milhão de alunos, representando 72% dos participantes. Somente no Paraná, mais de 195 mil estudantes se inscreveram para as provas, com mais de 72 mil da rede estadual confirmando participação. Os alunos e professores já estão a todo vapor nos preparativos.

Entre as ações implementadas pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) está o recurso educacional digital Enem Paraná, que oferece videoaulas e simulados, viabilizando o aprendizado de forma personalizada. O acesso à plataforma se adapta às necessidades dos estudantes, permitindo que tenham conteúdos disponíveis quando e onde quiserem.

Orientações dos professores

Os professores da rede estadual estão dedicados a tirar as principais dúvidas dos alunos, abordando desde os protocolos de realização das provas até questões desafiadoras. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, enfatiza: “Essa é uma fase importante, e nossos estudantes não estão sozinhos. Aproveitem cada aula, estejam atentos a cada orientação.”

Wagner Revoredo, professor de Português, orienta os alunos a manterem a calma e a atenção ao responder as questões, que exigem interpretação cuidadosa. “Leia com calma o enunciado, o texto de apoio e as alternativas”, recomenda. Ele também destaca a relevância de questões relacionadas às redes sociais, que podem aparecer no exame.

Importância da norma culta

Dulce Lopes, também professora de Português, alerta sobre o impacto do uso das redes sociais nas redações. Ela ressalta a importância de usar a norma culta e de evitar abreviações que podem prejudicar a nota. Além disso, é crucial ter atenção ao preenchimento correto das linhas disponíveis.

Estrutura do exame

Em 2025, o Enem será aplicado em dois dias, com um total de 180 questões cobrindo quatro áreas do conhecimento. A redação, que deve ser dissertativa-argumentativa, será elaborada na primeira etapa do exame. O Enem não é apenas um teste, mas a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, influenciando a seleção para programas como Sisu e ProUni. Desde 2014, o exame também é fundamental para ingressos em universidades em Portugal que possuem acordo com o Inep.

Pode participar do Enem qualquer pessoa que já tenha concluído ou esteja concluindo o Ensino Médio. Com a preparação adequada e o apoio dos professores, os alunos têm mais chances de alcançar seus objetivos no exame.

PUBLICIDADE

Relacionadas: