Atividades culinárias simples que estimulam autonomia, imaginação e carinho
O mês de outubro é um dos mais importantes para as crianças, devido ao fato de serem celebradas duas datas de interesse infantil: o Dia das Crianças e o Halloween. Essas datas são momentos perfeitos para decorar a casa, usar fantasias, juntar os amigos e fazer receitas criativas com as crianças.
Cozinhar ajuda no relacionamento com as crianças
Além de uma sobremesa gostosa, cozinhar em conjunto traz diversos benefícios cognitivos e emocionais, tanto para as crianças quanto para os pais. Para os pequenos, seguir receitas estimula a concentração e o raciocínio lógico, como aprender a medir os ingredientes, fazer o preparo sem derramar, etc.
Além do desenvolvimento das habilidades motoras, cozinhar junto dos pais cria um espaço de experimentação e autonomia para as crianças, pois elas passam a se sentir confiantes, valorizadas e úteis por terem ajudado a criar uma sobremesa que todo mundo da família e os amigos irão comer.
Criar pequenos gestos de autonomia, como escolher o sabor da sobremesa ou permitir que misture os ingredientes, reforça o senso de pertencimento e a autoestima da criança. Elogiar as habilidades, mesmo que limitadas, pode colocar um sorriso no rosto do pequeno e despertar interesse pelo mundo da culinária. Fazer a decoração dos doces também desperta seu senso artístico, criando combinações inusitadas.
Os pais também são beneficiados ao cozinhar junto das crianças, pois se torna um momento de descontração e risadas, além de criar memórias eternas da cozinha cheia de farinha e dos pequenos lambuzados, mas felizes, dando o seu melhor para fazer uma sobremesa deliciosa.
Sugestão de doces para cozinhar em conjunto
Brigadeiro
O favorito dos brasileiros é uma ótima porta de entrada para a culinária com as crianças. Além de fácil, a receita permite que elas participem do processo de enrolar e passar as bolinhas no chocolate granulado.
Gelatina colorida
Outra receita simples de produzir, as crianças podem escolher qual sabor fazer para cada camada. O seu preparo é fácil, pois só precisa misturar o pó em água quente, perfeito para aprender a misturar sem fazer bagunça.
Cupcakes decorados
Essa receita é ideal para os pequenos com habilidades culinárias mais “avançadas”, pois requer diversas etapas e medidas precisas de ingredientes. Além do preparo, o cupcake é uma tela em branco para a decoração, seja com chantilly, carinhas de fantasmas de marshmallow ou confeitos coloridos – a imaginação é o limite.
Pirulito de chocolate
O processo de produção dos pirulitos de chocolate é bem simples, bastando derreter o chocolate e despejar sobre forminhas com os palitos já posicionados. As crianças podem ajudar a decidir sobre quais formatos de pirulito produzir ao comprar as forminhas.
Pudim
Uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil, o pudim é simples de fazer, pois todos os ingredientes são misturados a frio, ou seja, são seguros para crianças pequenas. Apenas o processo de assar o pudim que deve ser feito com atenção, seja em banho-maria no forno ou para um pudim na air fryer.
Espetinho de frutas com chocolate
Da mesma forma que os pirulitos, os espetinhos de fruta são uma atividade motora interessante para as crianças, pois podem escolher quais frutas serão usadas em cada espetinho.