Ataque deixa dois mortos e gera forte condenação de Zelensky
Dois jornalistas ucranianos foram mortos por um drone russo em Kramatorsk nesta quinta-feira.
Dois jornalistas da Ucrânia foram mortos por um drone russo na cidade de Kramatorsk, nesta quinta-feira (23). O ataque foi condenado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e descrito como um crime de guerra. Os jornalistas, Olena Hubanova e Yevhen Karmazin, do canal de televisão estatal Freedom, estavam em um posto de gasolina no momento do ataque.
Detalhes do ataque
O governador da região de Donetsk, Vadym Filashkin, informou que os jornalistas foram atingidos por um drone Lancet, que é conhecido por sua eficácia em operações militares. O ataque gerou indignação e foi classificado como uma evidência dos crimes de guerra sistemáticos da Rússia contra civis.
Repercussão
Zelensky afirmou que a Rússia já matou 135 representantes da mídia desde o início da guerra, ressaltando que a estratégia russa visa silenciar vozes independentes. A procuradoria-geral da Ucrânia iniciou uma investigação sobre o incidente, que também deixou um colega dos jornalistas ferido.
Ações futuras
As autoridades continuarão a investigar os ataques contra jornalistas e buscarão responsabilizar os culpados, em meio a um cenário de crescente violência contra a imprensa na região.