Grupo de ex-presidentes do Fed defende a independência da instituição
Um grupo de economistas alerta que a tentativa de remoção de Lisa Cook pode comprometer a independência do Fed e gerar inflação.
Um grupo de economistas renomados, incluindo todos os ex-presidentes vivos do Federal Reserve, apresentou um documento ao Supremo Tribunal nesta quinta-feira em apoio à governadora Lisa Cook, que está sob ameaça de remoção pelo presidente Donald Trump. Os ex-presidentes, como Alan Greenspan, Ben Bernanke e Janet Yellen, afirmaram que “permitir a remoção da Governadora Lisa D. Cook enquanto o desafio à sua remoção está pendente ameaçaria essa independência e erodiria a confiança pública no Fed.”
Impactos da remoção de Cook
O grupo bipartidário, que inclui ex-secretários do Tesouro, como Robert Rubin e Larry Summers, destacou que a independência do Federal Reserve é crucial para o sistema monetário nacional. Eles alertaram que a erosão dessa independência poderia resultar em “danos substanciais a longo prazo e desempenho econômico inferior como um todo.” Cook é alvo de uma campanha de pressão da Casa Branca para que o Fed reduza as taxas de juros. A tentativa de remoção dela se baseia em alegações de fraude em hipoteca, que Cook nega e que documentos recentes parecem contradizer.
Ação judicial e defesa de Cook
Dois tribunais já impediram a remoção de Cook, levando Trump a solicitar ao Supremo Tribunal a permissão para demiti-la. No documento apresentado ao tribunal, os advogados de Cook afirmaram que “ela não cometeu ‘fraude’ nem ‘negligência grosseira’ em relação a suas hipotecas.” A Casa Branca defende que a remoção de Cook foi feita “legalmente por causa.”
A pressão política sobre o Fed
Os economistas ressaltaram que “existe um consenso amplo entre os economistas, com base em décadas de pesquisa macroeconômica, de que um banco central mais independente levará a uma inflação mais baixa e estável, sem criar desemprego maior — ajudando assim a alcançar o objetivo de estabilidade de preços e máximo emprego do Federal Reserve.” Eles alertaram que pressões políticas, como as exercidas no passado pelo presidente Richard Nixon, podem levar a um aumento da inflação e a uma recessão prolongada.
O caso de Cook destaca a importância da independência do Fed e os riscos associados à interferência política nas decisões econômicas. Os economistas concluem que a Federal Reserve deve manter sua linha cuidadosa em busca de seus objetivos.