Edinburgh Worldwide Investment Trust se opõe a mudanças na diretoria

CNBC

Conflito entre EWIT e Saba Capital aquece o mercado financeiro

EWIT pede que acionistas rejeitem proposta de Saba Capital para mudar a diretoria.

EWIT se opõe a Saba Capital

O Edinburgh Worldwide Investment Trust (EWIT) está em uma batalha com a Saba Capital, um fundo ativista que busca reestruturar a diretoria do fundo. O EWIT, gerido pela Baillie Gifford, pediu aos acionistas que rejeitem a proposta da Saba, que possui uma participação de 30% no fundo e planeja substituir os diretores atuais.

O Contexto da Disputa

A Saba Capital argumenta que as mudanças são necessárias para reverter o que considera uma “destruição sem precedentes de valor” nos últimos anos. O presidente do EWIT, Jonathan Simpson-Dent, criticou a abordagem do fundo ativista, chamando-o de “agressivo” e afirmando que a diretoria atual fez progressos significativos ao longo do último ano, com um retorno total de 16,2%, superando o índice de referência S&P Global Small Cap.

Detalhes da Proposta de Saba

A proposta da Saba inclui a nomeação de três novos diretores: Gabi Gliksberg, Michael Joseph e Jassen Trenkow, que, segundo eles, trariam a performance que os acionistas esperam. A Saba já havia tentado anteriormente substituir a diretoria em fevereiro, mas a proposta foi rejeitada pelos investidores na época. Desde então, a Saba aumentou sua participação e agora está em posição de bloquear fusões propostas, como a que envolveria o EWIT e outro fundo da Baillie Gifford.

Impacto e Reação

A relação entre EWIT e Saba Capital se deteriorou, especialmente em torno da questão do desconto do fundo. Weinstein, fundador da Saba, expressou que não confia na capacidade da diretoria atual de melhorar o desempenho e proteger o capital dos acionistas. A Saba afirma que a diretoria solicitou mais tempo para realizar melhorias, mas não entregou resultados adequados.

O EWIT, com um portfólio avaliado em cerca de $847 milhões, inclui grandes participações em empresas de tecnologia inovadoras, como a SpaceX, que representa quase 16% de seus ativos totais. A recente venda de ações da SpaceX por parte da Baillie Gifford gerou descontentamento entre os acionistas da Saba, que consideram que a venda foi realizada a preços muito baixos.

O EWIT defende seu modelo de investimento, destacando a exclusividade de sua carteira, que visa crescimento a longo prazo através de empresas disruptivas e transformadoras.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: