Eduardo Pimentel afirma que passagem de ônibus e IPTU não terão aumento

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, garantiu que a tarifa de ônibus não sofrerá aumento até a nova concessão do transporte público, prevista para ser lançada em novembro. Além disso, o IPTU permanecerá com o mesmo valor, tranquilizando os moradores sobre a saúde financeira do município. Pimentel destacou que o processo de concessão incluirá a participação da população por meio de audiências públicas. Ele também se manifestou sobre a redução do IPVA, parabenizando a iniciativa do governador Ratinho Jr. O prefeito ainda comentou sobre a concessão da malha ferroviária, que ocorrerá em 2027, e a necessidade de um contorno ferroviário para evitar acidentes na área urbana.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assegura que os preços da passagem de ônibus e do IPTU permanecerão inalterados, destacando a responsabilidade fiscal da administração municipal.

Curitiba – O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), assegurou que a tarifa de ônibus na capital não sofrerá reajuste até a nova concessão do transporte público, cujo edital deve ser lançado em novembro. Ele também declarou que o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) permanecerá inalterado, em meio aos descontos programados no IPVA.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News, Pimentel afirmou que a nova concessão do transporte público contará com a participação da população curitibana, que poderá conhecer as propostas em audiências públicas. O período de transição da nova concessão, que pode durar até 24 meses, não terá alteração na tarifa, segundo o prefeito. “Eu já me comprometi de não aumentar a tarifa durante todo esse processo de nova concessão. Aprovamos em agosto a nova lei do transporte que possibilitou essa nova licitação e criou esse período de transição, em que não haverá aumento. Quero que a tarifa diminua, mas não posso garantir isso por ora”, declarou Pimentel.

Sobre a redução do IPVA anunciada pelo governador Ratinho Jr, o prefeito elogiou a medida e assegurou que o valor não será transferido para outros impostos. “Não há previsão de aumento do IPTU, as contas da cidade estão em dia. Temos trabalhado com responsabilidade e organização financeira”, finalizou. Durante a entrevista, Pimentel também abordou a questão dos trens que cruzam Curitiba e causaram acidentes recentes, afirmando que isso não deve ser discutido na nova concessão do transporte público, pois é uma questão federal. A concessão da malha ferroviária será renovada em 2027, e ele defendeu a construção de um contorno ferroviário para desviar as linhas férreas da área urbana. Além disso, o prefeito elogiou sua avaliação positiva de 80,5% na gestão, destacando a importância de ouvir a população. Em relação às eleições de 2026, Pimentel manifestou apoio ao governador Ratinho Jr na disputa pela Presidência da República.

PUBLICIDADE

Relacionadas: