Novo centro de produção em Katwijk vai aumentar capacidade de medicamentos orais
Eli Lilly anuncia investimentos de R$3 bilhões em nova unidade produtiva na Holanda, aumentando a capacidade de produção de medicamentos.
Eli Lilly and Company anunciou um investimento de R$3 bilhões para desenvolver uma nova instalação de fabricação em Katwijk, localizada no Leiden Bio Science Park, na Holanda, com o objetivo de fortalecer suas operações de cadeia de suprimentos global. A nova unidade aumentará a capacidade de produção de medicamentos orais, e o investimento está sujeito a aprovações regulatórias e locais.
Medicamentos e tecnologia de ponta
Entre os medicamentos que serão produzidos no local estará o orforglipron, o primeiro agonista do receptor GLP-1 em forma de comprimido da empresa. A Lilly espera submeter os pedidos regulatórios para essa terapia como tratamento para obesidade até o final de 2025. A instalação utilizará tecnologia moderna, incluindo manuseio automatizado de materiais, sistemas sem papel e tecnologia de dispersão spray-dry, para apoiar a absorção de tratamentos orais.
Criação de empregos
O projeto resultará na criação de 500 empregos em toda a região sul da Holanda, abrangendo engenheiros, cientistas e trabalhadores operacionais. Durante a fase de construção, que deve começar em 2026, estima-se que cerca de 1.500 empregos adicionais serão gerados. A Lilly já possui instalações de fabricação na Europa, incluindo na Irlanda, França, Espanha e Itália.
Expansão global
Desde 2020, a empresa tem anunciado planos para mais fábricas na Europa, além de investimentos em instalações fora do continente, como uma expansão em Porto Rico e novos desenvolvimentos em Virginia e Texas, nos EUA. Anúncios sobre mais dois locais de fabricação nos EUA são esperados para o final de 2025 ou início de 2026. O presidente das operações de fabricação da Lilly, Edgardo Hernandez, ressaltou a importância desse investimento para garantir que os medicamentos sejam fabricados e distribuídos mais perto das comunidades que servem.