Um seminário sobre “Emendas Parlamentares – Oportunidades de Financiamento Público” foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, atraindo 700 inscritos. Representantes de diversos órgãos públicos compartilharam informações sobre emendas e estratégias para que organizações da sociedade civil (OSCs) acessem recursos das esferas federal, estadual e municipal.
Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, enfatizou a importância da transparência e do entendimento sobre como receber, usar e prestar contas dos recursos, visando um ciclo completo de captação. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, destacou a transparência da Casa como diferencial, mencionando que os recursos são devolvidos ao Governo do Estado para programas que beneficiam a população paranaense. Entre os projetos apoiados, foram citados o Programa Asfalto Novo, Vida Nova, presente em aproximadamente 350 cidades, a construção de 300 novas creches e o apoio a hospitais como o Pequeno Príncipe e o Erastinho.
Rodrigo Bonfim, do Hospital Erasto Gaertner, ressaltou a importância do diálogo para qualificar os debates sobre emendas, destacando que nem sempre as oportunidades estão claras para todos. Isaac Poblete, diretor de estratégias e projetos, reforçou a importância de disseminar conhecimento sobre o funcionamento das emendas, instrumentos para reestruturar e ampliar o impacto de estados, municípios e entidades do terceiro setor.
Laurita Menjon, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná, explicou o papel de ponte entre a liberação dos recursos pela Assembleia Legislativa e sua aplicação pelas OSCs, que atuam em áreas onde o governo nem sempre consegue chegar diretamente. As emendas beneficiam famílias vulneráveis, municípios, crianças, jovens, adultos, idosos e até animais.
O evento, que visa a troca de experiências e informações para fomentar boas práticas de execução, monitoramento e prestação de contas das emendas, continua no dia 18.