Candidatos se preparam para o primeiro dia de testes do Enem 2025
Neste domingo (9/11), 4,8 milhões de estudantes realizam o Enem 2025 em todo o Brasil, com provas em 1.804 municípios.
Neste domingo (9/11), 4,8 milhões de estudantes estão em sala de aula para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas estão sendo aplicadas em 1.804 municípios, com este sendo o primeiro dia de testes da edição 2025. Os candidatos devem estar atentos às diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para evitar desclassificação.
Detalhes das provas
Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a um total de 90 questões objetivas, que incluem quatro provas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva contém 45 questões de múltipla escolha, abrangendo áreas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, valendo de 0 a 1.000 pontos.
Logística diferenciada no Pará
Três cidades do Pará, Belém, Ananindeua e Marituba, terão aplicação de provas em datas diferenciadas, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa mudança foi implementada para atender melhor os estudantes locais, considerando os impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na região durante o exame.
Preparativos e expectativas
No Distrito Federal, 82 mil estudantes se preparam para as provas. Desde cedo, muitos candidatos estavam em frente às escolas aguardando a abertura dos portões, que ocorrerá às 12h. A movimentação foi tranquila nas primeiras horas de espera. Estudantes como Patrícia Magalhães, de 18 anos, expressaram confiança em seus desempenhos, com apoio familiar sendo um fator importante na preparação.
O descumprimento dos horários é uma das principais causas de eliminação. Os candidatos devem chegar ao local da prova até às 13h, e a falta de documentos válidos ou a não apresentação de caneta esferográfica de tinta preta também podem inviabilizar a participação. Além disso, a proibição de equipamentos eletrônicos é uma regra crucial a ser respeitada.
Os candidatos estão ansiosos para o primeiro dia de provas, que se inicia às 13h30, e as expectativas são altas para um bom desempenho.