Enem na MatérI.A.: iniciativa gratuita que une IA e educação para potencializar a preparação para o exame

Foto: Divulgação.

Criado pela Artplan em parceria com a Estácio, o projeto de edutainment ajuda estudantes de todo o Brasil a se prepararem para o vestibular

 

 

 A Estácio lança a plataforma “Enem na MatérI.A.”, uma iniciativa gratuita que une o conhecimento de professores a recursos de Inteligência Artificial, transformando tendências das redes sociais em conteúdos educativos para quem vai enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Criado pela Artplan, o projeto dialoga diretamente com a Geração Z, que — segundo dados de pesquisas recentes — vê nos memes uma ferramenta de conexão, com mais de 80% dos jovens afirmando que esse tipo de linguagem facilita interações no cotidiano. Para ter acesso à plataforma e turbinar a preparação para o exame, basta se inscrever pelo site www.enemnamateria.com.br.

A proposta da plataforma é oferecer materiais exclusivos que aliam conceitos acadêmicos importantes para o exame à linguagem bem-humorada dos memes produzidos com Inteligência Artificial, tendência em alta nas redes sociais. Os estudantes terão acesso a diversos conteúdos baseados em temas recorrentes do Enem, com reacts e aprofundamentos feitos por professores da Estácio. Nos episódios, os docentes interagem com personalidades históricas (como Pitágoras e Machado de Assis) participam de grandes marcos da humanidade (como Revolução Francesa), e exploram os mistérios da química. A ideia é utilizar o que já engaja os jovens nas redes para criar pontes com os assuntos mais recorrentes nas provas.

“Nosso objetivo é transformar a preparação para o Enem em uma experiência mais dinâmica e próxima do universo dos jovens. Ao trazer tendências das redes sociais para dentro do aprendizado, mostramos que é possível se preparar para o exame sem deixar de lado a linguagem que conecta essa geração”, destaca Renata Tasca, diretora de Estratégia de Marcas e Mídia da Estácio.

Um dos diferenciais do Enem na MatérI.A. é o desafio premiado, que vai testar os conhecimentos dos participantes e oferecerá prêmios como bolsas de estudo integrais e uma viagem à Europa com tudo pago, repleta de experiências conectadas às áreas de conhecimento do Enem e à futura carreira do estudante. A viagem terá cinco opções de destino, com roteiro customizado: em Paris, experiências ligadas a Linguagens e Códigos; em Londres, atividades voltadas às Ciências Humanas; em Munique, vivências em Ciências da Natureza; em Lisboa, conexões com Matemática; e em Madrid, oficinas de escrita criativa e visitas a redações para reforçar o aprendizado em Redação. A programação inclui ainda visitas a museus, tours por parques tecnológicos e muito mais.

“Queremos que os alunos entendam que estudar pode ser transformador, divertido e ainda abrir portas para o futuro. A plataforma “Enem na MatérI.A.” é mais do que uma ferramenta de estudos, é um convite para que cada jovem se aventure pela matéria e se inspire a trilhar sua própria jornada acadêmica e profissional”, completa Renata.

“Nos inspiramos na jornada dos próprios estudantes para criar um conteúdo leve, divertido e, ao mesmo tempo, relevante. Ao materializar conceitos complexos em experiências audiovisuais rápidas e acessíveis, mostramos que a criatividade também pode ser uma ferramenta de ensino”, comenta Ricardo Weitsman, diretor-executivo de Criação da Artplan.

Para ter acesso à plataforma gratuita da Estácio, basta se inscrever pelo site www.enemnamateria.com.br. Além dos materiais focados na preparação para o exame, o estudante terá acesso a conteúdos sobre carreiras para apoiar na definição da sua futura profissão.

 

 

Serviço:
Plataforma de estudos Enem na MatérI.A.
Inscrições gratuitas: www.enemnamateria.com.br

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. / Foto: Divulgação.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: