Envelhecer sem medo: Estudo revela as maiores preocupações dos brasileiros com a terceira idade

Envelhecer com saúde e vitalidade é um desejo comum, mas a perspectiva do futuro também traz à tona receios importantes. Uma nova pesquisa investigou as principais preocupações dos brasileiros em relação ao envelhecimento, revelando medos ligados à autonomia, saúde física e mental.

O levantamento, divulgado pela Vhita, empresa especializada em suplementos e vitaminas para o público com mais de 60 anos, ouviu 500 adultos de diferentes faixas etárias. Os participantes responderam a questões sobre envelhecimento saudável e seus maiores receios em relação ao futuro. A pesquisa possui um índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Os resultados indicam que muitos brasileiros estão atentos à importância de hábitos saudáveis para uma vida longa e ativa. O estudo revelou que 50% dos entrevistados já adotaram novas práticas de autocuidado, visando alcançar a terceira idade com mais saúde, energia e qualidade de vida. A maioria (58%) concorda que o envelhecimento é um processo natural e positivo.

O neuropsicólogo Bruno Leonel, da Inself Neuropsicologia Avançada, ressalta a importância de mudar a forma como falamos sobre a velhice. “Quando mostramos que os idosos podem ser ativos, criativos, divertidos, amorosos e inspiradores, mudamos o imaginário coletivo”, afirma. Ele ainda complementa: “E, mais importante: ajudamos quem já chegou lá a se reconhecer com orgulho”.

Entre os principais temores identificados, destacam-se as limitações físicas, a perda de memória, a falta de autonomia, a dependência de outros e a dificuldade em manter hábitos saudáveis. Esses medos refletem uma preocupação com a qualidade de vida na terceira idade e o desejo de manter a independência e o bem-estar.

PUBLICIDADE

Relacionadas: