Desqualificação de Lando Norris e Oscar Piastri levanta questões sobre a estratégia da equipe
Desqualificações de Lando Norris e Oscar Piastri impactam McLaren na reta final da temporada da F1.
Erro da McLaren no GP de Las Vegas: o impacto nas corridas finais da temporada
O erro da McLaren no GP de Las Vegas, que resultou na desqualificação de Lando Norris e Oscar Piastri, provocou uma reviravolta inesperada na disputa pelo campeonato de Fórmula 1. Com apenas duas corridas restantes na temporada, a equipe precisará lidar com as consequências desta falha crítica.
Na corrida realizada no último domingo, Norris e Piastri terminaram em segundo e quarto lugares, respectivamente, até que a FIA descobriu que os blocos de desgaste de seus carros estavam acima do limite permitido de 9 mm. Isso reabriu a disputa pelo título, colocando Verstappen, que estava 24 pontos atrás, de volta na briga.
Consequências da desqualificação
A desqualificação trouxe um nível de estresse desnecessário para a McLaren, que se preparava para encerrar a temporada com tranquilidade. Norris ainda lidera a classificação, mas a pressão aumentou, pois qualquer erro pode custar caro, especialmente com 58 pontos ainda em disputa. A situação se torna ainda mais crítica, considerando que Norris tinha uma vantagem de 104 pontos sobre Piastri após o GP da Holanda, mas a desclassificação mudou drasticamente essa dinâmica.
Durante a corrida em Las Vegas, a McLaren enfrentou problemas de desempenho do carro, com o piso do veículo apresentando saltos e batidas, comuns nas atuais regulações de efeito solo. Essa situação fez com que a equipe perdesse tempo valioso para ajustes na configuração do carro, impactando diretamente na performance. Além disso, a chuva na sessão final de treinos complicou ainda mais a coleta de dados essenciais para a configuração do carro.
Estratégia e configuração do carro
A equipe reconheceu que estavam correndo perto do limite. Na parte final da corrida, Norris foi instruído a adotar uma abordagem de “lift and coast”, que consiste em desacelerar antes do final das retas, inicialmente para economizar combustível. No entanto, isso também visava reduzir o desgaste do bloco de desgaste, que estava no limite. Norris mencionou que a gestão da corrida na fase final foi em razão de “problemas em nosso carro, que infelizmente resultaram em nossa desqualificação”.
Essa série de eventos levanta a questão de como a McLaren errou onde outras equipes não o fizeram. Dada a força do carro e a posição na tabela, a desqualificação ocorre em um momento crítico, quando a equipe deveria estar focada em consolidar sua liderança, em vez de se preocupar com margem de erro.
O que vem pela frente para a McLaren
Apesar do erro, Norris ainda pode garantir o título ao superar seus rivais em pontos em Doha, onde 33 pontos estão em jogo entre a corrida de sprint no sábado e o GP no domingo. No entanto, a confiança da equipe está abalada após esse episódio em Las Vegas, e a pressão será imensa nas corridas finais com a possibilidade de um erro custar o campeonato.
A McLaren terá que se reerguer rapidamente para evitar que esta desqualificação se torne um ponto de inflexão negativo na reta final da temporada. A equipe precisa de uma estratégia robusta e uma execução impecável para garantir que a vantagem de Norris não se desvaneça nas próximas corridas.
Fonte: www.theguardian.com
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