Escola Municipal de Sustentabilidade em Curitiba oferece programação educativa nas férias

José Fernando Ogura/SECOM

Bosque Zaninelli acolhe exposição, trilha e oficinas para crianças e visitantes em janeiro

A Escola Municipal de Sustentabilidade no Bosque Zaninelli, em Curitiba, oferece atividades educativas e trilha ecológica para as férias de janeiro.

Um espaço de educação ambiental em Curitiba

No bairro Pilarzinho, o Bosque Zaninelli, antes uma pedreira de extração de granito, recuperou-se pela ação da natureza e hoje é um dos bosques mais belos de Curitiba. É nesse cenário que está instalada a Escola Municipal de Sustentabilidade, que durante o mês de janeiro se apresenta como excelente opção para o período de férias escolares.

Exposição interativa sobre sustentabilidade

Na Escola, dentro da sala azul, foi montada uma exposição que aborda temas essenciais da sustentabilidade ambiental. Os visitantes podem conhecer o ciclo dos resíduos, desde a geração até a reciclagem e o destino final. Além disso, a mostra inclui explicações sobre o ciclo do papel, o ciclo do pinheiro e apresenta materiais encontrados nos resíduos descartados pelas pessoas.

Atrações que despertam interesse de crianças e adultos

Além da exposição, o espaço abriga exemplares taxidermizados do Museu de História Natural Capão da Imbuia, que despertam a atenção dos visitantes. O horário de visitação é dividido em dois períodos: das 9h às 11h e das 14h às 16h. O Bosque Zaninelli está situado na Rua Victor Benato, 210, no Pilarzinho.

Visitação e reconhecimento nacional

Em 19 de janeiro, a Escola recebeu um público expressivo, com visitantes vindos de estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Acre. A pedagoga Natieli Menezes Trevisan, de Sant’Ana do Livramento (RS), destacou o caráter lúdico e educativo da exposição, planejando utilizar as ideias em suas aulas de Educação Ambiental para crianças.

A importância da experiência ambiental e cultural

O coordenador Herivelto Oliveira reforça o sucesso da exposição e o papel educativo da Escola em meio à natureza. Ele destaca que o espaço proporciona experiências que muitas vezes passam despercebidas na rotina da cidade, promovendo conhecimento sobre sustentabilidade.

Participação da Família Folhas e oficinas temáticas

Nos períodos vespertinos, das 14h às 15h, integrantes da Família Folhas realizam atividades interativas sobre sustentabilidade para crianças e adultos. Novas participações estão agendadas para os dias 21, 26, 28 e 30 de janeiro.

Além disso, a Escola oferece oficinas gratuitas nos dias 20 e 22 de janeiro: confecção de pau de chuva, instrumento tradicional dos povos originários para rituais de chuva, e a criação de minijardins utilizando objetos domésticos reciclados. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.

Um lugar que atrai visitantes internacionais

Em 2025, o Bosque Zaninelli e a Escola receberam visitantes de diversos países, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, México, Espanha e Inglaterra. O espaço é reconhecido internacionalmente pelo seu conjunto arquitetônico, o pavilhão Jacques-Yves Cousteau, projetado na época do governo Jaime Lerner, que atrai estudantes e fotógrafos do mundo todo.

Trilha e visual impactante

A trilha que corta o bosque é de aproximadamente 400 a 500 metros e encerra em um paredão de pedra, que junto com o lago e a floresta compõe uma paisagem impressionante para visitantes e moradores locais.

Informações práticas

  • Horário do Bosque Zaninelli: das 8h às 18h, todos os dias, inclusive feriados.
  • Endereço: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho, Curitiba.

A Escola Municipal de Sustentabilidade, inserida neste cenário natural, propicia uma experiência educativa, cultural e ambiental que combina conhecimento e lazer, ideal para as férias de verão, atraindo públicos variados que buscam contato com a natureza e aprendizado sobre sustentabilidade.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

Fonte: José Fernando Ogura/SECOM

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: