Artefato revela rituais antigos em sítio arqueológico
Durante escavações na Turquia, arqueólogos encontraram uma estátua humana de 12 mil anos em uma parede de pedras. O achado pode revelar detalhes sobre rituais antigos.
Em 3 de novembro de 2025, arqueólogos na Turquia anunciaram a descoberta de uma estátua humana em tamanho real, datada de 12 mil anos, oculta em uma parede de pedras. O ministro da cultura e do turismo turco, Mehmet Nuri Ersoy, revelou o achado durante uma visita ao sítio arqueológico Göbeklitepe, considerado o santuário religioso mais antigo do mundo.
Importância da descoberta
De acordo com os pesquisadores, a estátua e o local de encontro podem fornecer mais pistas sobre rituais e sistemas de crenças da época. Os cientistas revelam que a estátua não estava na parede por acaso; foi colocada propositalmente, sendo um dos únicos exemplares de oferenda incorporada à arquitetura. Além de ser responsável por “guardar” a peça por anos, Göbeklitepe é mais velho que as pirâmides egípcias e é formado por recintos circulares com pilastras em forma de T, adornadas com esculturas de serpentes, raposas e abutres.
Projetos de conservação
Dada a sua importância, o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia está coordenando esforços para restaurar e conservar o sítio arqueológico por meio do projeto Legado para o Futuro. Estão previstas construções de um centro de visitação, áreas de estacionamento e trilhas, com inauguração prevista até o final do ano.