Maratona de provas inclui Enem e Prova Paraná Mais
Estudantes da rede estadual do Paraná se preparam para a maratona de provas que inclui o Enem e a Prova Paraná Mais, com início no próximo domingo (9).
Estudantes da rede estadual do Paraná têm pela frente uma “maratona” de provas que garantem acesso ao ensino superior. O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) começa no próximo domingo (9), e a Prova Paraná Mais ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro. Exclusiva para alunos do ensino médio da rede do Governo do Estado, a Prova Paraná Mais abre acesso ao programa Aprova Paraná Universidades, que destina 20% das vagas nas sete instituições de ensino superior do estado.
Ana Luiza Comim Henrique, caloura do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi aprovada na primeira edição do Aprova Paraná Universidades. “Quando eu soube de mais essa forma de entrar na universidade pública, corri atrás. Me dediquei ao máximo aos estudos para não perder a chance de entrar no concorrido curso de Medicina e aqui estou”, comemora. Para participar do programa, os estudantes precisam realizar a Prova Paraná Mais na próxima semana, não podem zerar na redação e, como a prova é classificatória, quanto maior a nota, mais opções terão na escolha do curso superior.
Após a prova, os alunos devem acompanhar o site www.aprova.pr.gov.br para obter os resultados, previstos para o dia 19 de janeiro de 2026. O período de inscrições ocorrerá logo em seguida, onde os candidatos poderão concorrer em até duas opções de cursos nas universidades participantes. Para o próximo ano, estão previstas 3.757 vagas, 39 a mais que em 2025, distribuídas em 440 cursos de nível superior.
Em 2025, cerca de 30 mil estudantes da rede pública disputaram as 3.718 vagas oferecidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), do Paraná (Unespar), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP). Os cursos mais procurados foram Administração (2.230), Direito (1.996), Medicina (1.602), Pedagogia (1.515) e Ciências Contábeis (1.377).
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, afirmou que o Aprova Paraná Universidades representa um avanço histórico no acesso ao ensino superior, garantindo igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública. O diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira, ressaltou que o programa visa democratizar a educação, facilitando a adesão dos alunos às provas, que são aplicadas nas escolas.
Por sua vez, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a excelência das universidades estaduais, que frequentemente se destacam em rankings nacionais e internacionais, e o impacto positivo que o programa pode ter na formação acadêmica dos jovens.
Um grupo de alunos do Colégio Cívico-Militar Senador Manoel Alencar Guimarães, em Curitiba, se reúne às sextas-feiras para reforçar seus estudos para a Prova Paraná Mais e o vestibular. Isadora de Faria, de 17 anos, se dedica até quatro horas por dia. Ela utiliza a plataforma Enem Paraná, que oferece aulas didáticas e gratuitas para alunos da rede pública. “Acredito que a parceria entre as universidades e a rede pública vai abrir portas para muitos alunos. Eu quero ser um deles e concluir o ensino superior”, afirma Isadora.