Estudo antecipa transformação de empregos com IA até 2026

Vithun Khamsong/Getty Images

Inteligência artificial agêntica promete mudanças significativas no mercado de trabalho

A pesquisa do IEEE revela que a inteligência artificial agêntica transformará o mercado de trabalho até 2026, com implicações em diversos setores.

Em 4 de novembro de 2025, um estudo global divulgado pelo Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) prevê que a inteligência artificial agêntica irá transformar o mercado de trabalho já em 2026. A pesquisa envolveu 400 líderes de tecnologia de países como Brasil, China e Estados Unidos, apontando que essa tecnologia se tornará parte do cotidiano, atuando como assistente pessoal e gerente de dados.

Impacto da inteligência artificial agêntica

A IA agêntica, que pode operar com mínima intervenção humana, será fundamental para diversos setores. Entre os especialistas consultados, 91% acreditam que seu uso para análise de grandes volumes de dados aumentará, resultando na contratação de mais analistas de dados. Os setores mais impactados no Brasil incluem desenvolvimento de software (60%) e serviços financeiros (48%). Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, destacou a importância de garantir um avanço seguro em tecnologia, promovendo igualdade e acesso.

Preocupações e desafios

Embora existam expectativas positivas, 48% dos especialistas expressam preocupações sobre privacidade e segurança de dados. A pesquisa, realizada entre 11 e 17 de setembro de 2025, também revela que a resistência social à tecnologia e o uso indevido da IA são desafios a serem enfrentados. Com isso, 49% das empresas planejam integrar a IA em suas operações, alinhando-se a regulamentações oficiais.

Futuro da tecnologia e do trabalho

Além da IA, o estudo do IEEE antecipa tendências significativas em áreas como computação quântica e realidade virtual até 2026. Camilo Girardelli, arquiteto de software sênior, vê o Brasil em uma posição favorável devido aos investimentos no setor bancário em soluções de IA. Por fim, 51% dos empregos globais devem ser ampliados por softwares baseados em IA até 2026, sinalizando uma mudança significativa no cenário de trabalho.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: