Monica Cecilio e Pedro Ernesto Macedo
Ao falarmos sobre mesa posta e decoração para receber, muitas pessoas fazem a associação imediata às regras estabelecidas e que deveriam ser conhecidas – as famosas “regras de etiqueta” que para muitos é algo separatista, para pessoas esnobes ou que querem mostrar riqueza ou superioridade.
E na verdade não é nada disso.
Conhecer etiqueta certamente nos fará pessoas melhores e fará com que passemos a prestar mais atenção em nós, em nossas atitudes e formas de proceder e no outro procurando principalmente cultivar a boa convivência e o respeito a cada um.
A etiqueta é sim um conjunto de regras de comportamento, mas que tem como principal objetivo “melhorar a vida em sociedade e fazer de nós nossa melhor versão” uma vez que pela etiqueta vamos nos remodelando todos os dias, a partir de cada situação vivida.
Hoje falamos na etiqueta do 3º milênio que seria a etiqueta das relações humanas e que muito mais que nos fazer aprender a dispor e como usar talheres, pratos e taças leva em conta valores morais, a ética, o respeito ao próximo, a cordialidade, educação e a empatia
Na verdade, devemos pensar que a etiqueta é para todos e que é muito mais uma ferramenta capaz de nos ajudar a abrir portas, inclusive as da nossa casa para receber a todos com carinho e muita alegria.
Por outro lado, vale ressaltar que a mesa posta é bem mais simples do que parece: a mesa que arrumamos no dia a dia, ao dispor prato, talher, copo e guardanapo para fazermos uma refeição já se configura como uma mesa posta, que pode ser mais arrumada ou menos de acordo com o momento e com nossas escolhas.
Este é um conceito importante de ser destacado para que se desvincule mesa posta e etiqueta do sentido de “engessamento”. Quantas vezes você já esteve num encontro onde a mesa estava tão arrumada que parecia que nem era para ser usada ou que grande parte dos convidados estava com medo de se sentar?
Tudo pode sim estar lindamente arrumado (e deve, sempre que possível!) inclusive dentro dos princípios básicos da etiqueta, mas de uma forma leve, que encante cada pessoa que chega e seja um verdadeiro convite a estar ali e desfrutar de tudo que foi preparado de forma tão especial para cada convidado.
Falar sobre mesa posta é falar de algo que vai muito além de regras de etiqueta e da decoração. É falar de criação de vínculos e de relações humanas que são considerados por muitos como um dos principais papéis da mesa.
Ao sentar-se à mesa estamos frente a frente um com o outro e não é por acaso que a maioria dos eventos e comemorações acontece com almoços, jantares ou um café da manhã, em geral ao redor de uma mesa.
E muitos momentos ficam quase sempre eternizados em nós! E por que isto ocorre? A razão é simples: o outro papel importante da mesa é criar memórias afetivas.
Certamente podemos nos sentar à mesa sem pensar na decoração ou na disposição de pratos, copos e talheres, mas ao arrumarmos um pouco mais estaremos demonstrando nosso prazer em estar com aquelas pessoas, que pensamos nelas com carinho e que queremos estar ali o maior tempo possível. E em cada ocasião arrumar uma mesa para reunir pessoas queridas ao redor dela passa a ter um papel bastante especial.
Em muitas famílias o hábito de sentar juntos à mesa sempre foi cultivado; já em outras este costume foi esquecido ou acontece apenas em ocasiões muito especiais.
Mas agora, por razões diversas, vemos o hábito da mesa posta aparecendo de maneira muito mais forte e até necessário. E, além disso, as reuniões e comemorações passaram a fazer parte de momentos especiais e muito mais valorizados.
Ao invés de citar aqui tantos benefícios desta prática, melhor que você sinta estes efeitos arrumando sua mesa com o que tem a seu dispor usando sua criatividade e sobretudo muito carinho e a cada vez, a cada oportunidade certamente irá querer fazer mais e mais.
Se ainda não tem este hábito, experimente! Tenho certeza que será de fato uma transformação em sua vida!! E se já tem, sabe exatamente do que estou falando!!
