Apoio de três milhões de dólares foi anunciado para atender os afetados
EUA anunciaram ajuda humanitária de três milhões de dólares para Cuba, após devastação do furacão Melissa. Mais de 700.000 pessoas foram evacuadas.
Neste domingo (2 de novembro de 2025), os Estados Unidos anunciaram uma ajuda humanitária de três milhões de dólares (R$ 16 milhões) para os cubanos afetados pelo furacão Melissa. O furacão devastou várias províncias do leste de Cuba e deixou cerca de 60 mortos no Caribe, após causar danos significativos também na Jamaica e no Haiti. O governo cubano evacuou preventivamente mais de 700.000 pessoas e, até o momento, não reportou vítimas.
Os Estados Unidos estão coordenando com a Igreja Católica a distribuição desses fundos diretamente às comunidades mais afetadas. Além disso, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que Cuba está incluída nas iniciativas de ajuda humanitária, que também se estendem a outros países caribenhos como República Dominicana, Jamaica, Bahamas e Haiti.
A relação entre os Estados Unidos e Cuba é marcada por um embargo econômico que já dura mais de seis décadas. Em 2021, Cuba foi novamente incluída na lista de “patrocinadores do terrorismo”, embora tenha sido retirada pouco antes da saída do ex-presidente Joe Biden. No entanto, seu sucessor, Donald Trump, reverteu essa decisão rapidamente, endurecendo as relações. A Igreja Católica, historicamente, atuou como mediadora entre os dois países. No cenário atual, tanto a Venezuela quanto o México já enviaram ajuda ao país insular, além de agências da ONU.