Novo pacote de sanções deve ser anunciado nesta quinta-feira, 23 de outubro.
EUA anunciarão aumento substancial de sanções contra a Rússia em meio à estagnação das negociações de paz.
EUA aumentará sanções contra a Rússia
O governo dos Estados Unidos deve anunciar um aumento substancial nas sanções contra a Rússia em 22 de outubro de 2025, conforme confirmado pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent. As novas sanções visam pressionar a Rússia a negociar o fim do conflito na Ucrânia, em meio à estagnação das negociações de paz.
Novas sanções em pauta
As medidas devem ser oficialmente anunciadas até a manhã de quinta-feira, 23 de outubro. Bessent comentou que essas sanções se juntarão a outros esforços dos EUA para incentivar a Rússia a buscar uma solução pacífica para a situação no Leste Europeu.
Contexto das negociações
A declaração de Bessent ocorreu horas após a Rússia realizar novos testes com armas nucleares. O teste é uma prática habitual, mas a movimentação militar acontece em um momento crítico, especialmente após Donald Trump indicar que um encontro com Putin na Hungria pode ser adiado. Na última conversa entre Trump e Putin, em 16 de outubro, ambos relataram progresso significativo, embora a incerteza sobre o novo encontro persista.
Impasses nas negociações
A falta de progresso nas discussões de paz é exacerbada por exigências da Rússia, que pede um cessar-fogo imediato e a devolução de territórios perdidos pela Ucrânia durante os três anos de combate. Essa situação continua a gerar tensões entre os dois países, dificultando a resolução do conflito.