EUA cunham última moeda de um centavo e encerram um ciclo monetário

REUTERS/Mike Segar/Ilustração

A produção do centavo chega ao fim devido a custos e mudanças no consumo

Os EUA cunham sua última moeda de um centavo, marcando o fim de uma era monetária.

EUA cunham última moeda de um centavo nesta quarta-feira

A última moeda de um centavo foi cunhada nesta quarta-feira (12) à tarde na Casa da Moeda dos Estados Unidos, na Filadélfia, sob a supervisão do secretário do Tesouro, Scott Bessent, e do tesoureiro Brandon Beach. O ato marca o encerramento de um ciclo monetário que perdurou por mais de 230 anos. O presidente Donald Trump anunciou nas redes sociais em fevereiro que instruiu a Casa da Moeda a interromper a fabricação dessa moeda, citando o elevado custo de produção, que chega a quase quatro centavos, superando o valor nominal da moeda.

Impacto da descontinuação da moeda

Apesar de sua história rica, a moeda de um centavo agora vive principalmente em potes e gavetas, em vez de ser usada em transações. Varejistas estão enfrentando desafios com a retirada dessa moeda, com muitos planejando arredondar os preços para o centavo mais próximo, o que pode resultar em aumentos de custo para os consumidores. Em diversos estados, essa prática pode gerar problemas legais, pois comerciantes são obrigados a fornecer troco exato.

Reação dos comerciantes e consumidores

A eliminação gradual da moeda de um centavo pelo governo gerou confusão no setor varejista. Mark Weller, diretor executivo da Americans for Common Cents, observou que a situação está se tornando

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Fonte: REUTERS/Mike Segar/Ilustração

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: