Parceria com a AMD visa acelerar descobertas científicas em diversas áreas
Estados Unidos anunciam investimento em supercomputadores para acelerar pesquisas em áreas como energia e saúde.
Nesta segunda-feira (27), os Estados Unidos anunciaram uma parceria de US$ 1 bilhão com a AMD para desenvolver supercomputadores voltados à pesquisa científica. Os novos equipamentos prometem acelerar descobertas em áreas como energia nuclear, tratamentos de câncer e segurança nacional.
Avanços em pesquisa
Os supercomputadores, que serão utilizados em diversas pesquisas, visam impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de defesa e novos medicamentos. O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, destacou que a inteligência artificial desses sistemas pode gerar avanços significativos na geração de energia por fusão nos próximos anos.
Supercomputadores Lux e Discovery
O primeiro supercomputador, chamado Lux, deve ser concluído em até seis meses e terá capacidade de IA até três vezes maior que os atuais. O segundo, Discovery, está previsto para ser entregue em 2028. Ambos serão hospedados nas instalações do Departamento de Energia dos EUA.
Parcerias estratégicas
Além da AMD, o projeto conta com a colaboração da Hewlett Packard Enterprise (HPE), Oracle Cloud Infrastructure e o Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL). Essa iniciativa é a primeira de uma série de parcerias entre o governo e o setor privado para o desenvolvimento de novas tecnologias de alto desempenho.