Colaboração visa garantir fornecimento de terras raras e minerais essenciais
EUA e Japão assinaram um acordo para garantir fornecimento de minerais essenciais e terras raras nesta terça-feira (28).
Na terça-feira (28), o presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram um acordo para garantir o fornecimento de minerais essenciais e terras raras. O acordo visa o uso de políticas econômicas e investimentos coordenados entre os países para acelerar o desenvolvimento de mercados diversificados e justos para esses recursos.
Reunião em Tóquio
Os líderes se encontraram em Tóquio, uma semana após Takaichi se tornar a primeira mulher a liderar o Japão. Durante a reunião, Takaichi elogiou o compromisso de Trump com a paz e a estabilidade mundial. Trump, por sua vez, afirmou que as relações entre os dois países serão “mais fortes do que nunca”.
Visitas e compromissos
Na tarde de terça-feira (27), Trump e Takaichi visitarão a base naval dos EUA em Yokosuka, perto de Tóquio, onde está o porta-aviões USS George Washington. Trump também se reunirá com líderes empresariais em Tóquio e viajará para a Coreia do Sul na quarta-feira (29).
Guerra comercial com a China
Trump, em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, expressou sua esperança de selar uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. O acordo com o Japão é visto como uma estratégia para diversificar as fontes de suprimento de minerais essenciais, reduzindo a dependência de outros países, especialmente a China.