Ex-atleta olímpico procurado pelo FBI é acusado de homicídio

Atlético-MG

Ryan James Wedding enfrenta novas acusações após testemunha ser morta antes de depoimento

Ryan James Wedding, ex-atleta olímpico, é acusado de homicídio após testemunha ser morta antes de depor contra ele.

Ex-atleta olímpico procurado pelo FBI enfrenta novas acusações

Ryan James Wedding, um ex-atleta olímpico canadense, está sendo procurado pelo FBI desde outubro de 2024 por envolvimento em tráfico internacional de drogas. Recentemente, ele foi acusado de homicídio após a morte de uma testemunha que deveria depor contra ele. A vítima foi assassinada a tiros em um restaurante dias antes de seu depoimento, levando as autoridades a intensificarem a busca por Wedding, que já está foragido há 13 meses.

Wedding, de 44 anos, teria utilizado um site canadense para oferecer uma recompensa pela morte da testemunha, acreditando erroneamente que isso garantiria sua absolvição e a de sua rede de tráfico de drogas. As novas acusações incluem homicídio, obstrução da justiça, intimidação de testemunha, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Recompensa aumentada e declarações do FBI

Em resposta à gravidade da situação, o FBI aumentou a recompensa por informações que levem à prisão e/ou condenação de Wedding de US$ 10 milhões para US$ 15 milhões. O diretor do FBI, Kash Patel, fez um alerta durante uma coletiva de imprensa em Los Angeles, enfatizando que Wedding é considerado uma figura emblemática do narcotráfico, comparando-o a chefes do tráfico como Pablo Escobar e El Chapo Guzmán. Patel afirmou: “Não dá para ser um chefão do narcotráfico e escapar da lei”.

Akil Davis, diretor assistente do escritório do FBI em Los Angeles, destacou que a proteção que Wedding estaria recebendo de cartéis e criminosos no México dificulta a sua captura. Ele alertou para o fato de que Wedding pode mudar sua aparência para evitar ser localizado.

Organização criminosa e impacto no tráfico

A procuradora-geral Pam Bondi revelou que a organização de Wedding é responsável pela importação de cerca de 60 toneladas de cocaína por ano para Los Angeles, utilizando caminhões que atravessam a fronteira com o México. Bondi afirmou que Wedding controla uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e prolíficas do mundo, sendo atualmente o maior distribuidor de cocaína do Canadá.

Ryan James Wedding representou o Canadá nas Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City em 2002, competindo no snowboard, onde obteve a 24ª colocação. A trajetória esportiva de Wedding agora é ofuscada por suas atividades criminosas e pela busca implacável das autoridades por justiça.

Fonte: ge.globo.com

Fonte: Atlético-MG

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: